Muitas receitas pedem, na lista de ingredientes, essência ou extrato de baunilha. Baunilha talvez seja um dos aromas mais explorados na indústria como um todo, desde a cosmética até a alimentícia. Mas no caso dos alimentos, a gente sabe que tem muita enganação, né?
Você sabia que é super possível fazer um extrato de baunilha caseiro? Daqueles que ficam com o sabor bem marcante e que duram bastante tempo?
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | NewsletterAs favas de baunilha geralmente são importadas e caras pro nosso bolso, entretanto já existem opções nacionais de excelente qualidade (como as da Vanilla Brasil). Fazendo as contas, vale muito mais comprar a fava e fazer a sua versão em casa do que comprar um vidrinho do extrato já pronto. Se você tiver a oportunidade de investir, invista! O extrato dura bastante tempo, de modo que você pode ir alimentando a infusão, e o resultado nas preparações é absurdo de bom.
>> veja também: como fazer açúcar com baunilha
Sem mais delongas, confira o passo a passo para fazer o extrato de baunilha caseiro, que vai transformar a sua produção culinária pra toda a vida. Chega de bolos e outros preparos com sabor artificial, visto que depois de experimentar esse preparo, você não vai querer saber de outra coisa!
Extrato de Baunilha Caseiro
Ingredientes
- 2 favas baunilha
- 400 ml vodka
- 1 vidro esterilizado (para armazenar)
Modo de Preparo
-
Primeiramente, vamos "amaciar" nossas favas, de modo que as sementinhas desgrudem da parte interna. Com uma faca ou colher, passe a mesma ao longo da fava, como se estivesse alisando-a.
-
Feito isso, faça um corte ao longo da fava, para que possamos remover as sementinhas do seu interior.
-
Com a pontinha da faca, passe a mesma ao longo da fava para retirar as sementes.
-
Encha o vidro já esterilizado com a vodka e acrescente as sementinhas. Depois, coloque também as favas, sacuda um tanto e tampe. Pelo menos 1x na semana você deve sacudir o vidrinho, de forma que as sementinhas se espalhem ainda mais pelo líquido.
-
Armazene seu vidrinho em local escuro e longe do calor por pelo menos 3 meses. Isso mesmo, gente. Três meses de "repouso", de forma que seu extrato fique escuro, saboroso e muito perfumado.
Dicas importantes
- deixe o seu extrato de baunilha “descansar” em local longe da luz: armários, estantes onde ele fique longe da claridade etc;
- para esterilizar o vidro, basta lavar beeem o recipiente, deixar secar naturalmente e depois fervê-lo por 5 minutos. Esse procedimento vale armazenar geleias, molhos feitos em casa, mamadeiras e etc;
- o tempo é parte fundamental nesse processo… infelizmente, é preciso esperar o processo todo acontecer, caso contrário você terá um extrato alcóolico e pouco apurado;
- conforme você vai usando o extrato de baunilha caseiro, é possível completá-lo com mais de vodka, assim você vai alimentando a infusão e rendendo seu preparo;
- quem quiser, pode colocar mais favas (o céu é o limite).
Quer ver o passo a passo dessa receita em vídeo? Clique no player abaixo ou acesse o canal do Raquelícias no YouTube:
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
3 Comentário
Paula Freire
Vou fazer hoje u-hu!