Extrato de Baunilha Caseiro

Muitas receitas pedem, na lista de ingredientes, essência ou extrato de baunilha. Baunilha talvez seja um dos aromas mais explorados na indústria como um todo, desde a cosmética até a alimentícia. Mas no caso dos alimentos, a gente sabe que tem muita enganação, né?

Você sabia que é super possível fazer um extrato de baunilha caseiro? Daqueles que ficam com o sabor bem marcante e que duram bastante tempo?

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | Newsletter

As favas de baunilha geralmente são importadas e caras pro nosso bolso, entretanto já existem opções nacionais de excelente qualidade (como as da Vanilla Brasil). Fazendo as contas, vale muito mais comprar a fava e fazer a sua versão em casa do que comprar um vidrinho do extrato já pronto. Se você tiver a oportunidade de investir, invista! O extrato dura bastante tempo, de modo que você pode ir alimentando a infusão, e o resultado nas preparações é absurdo de bom.

>> veja também: como fazer açúcar com baunilha

Sem mais delongas, confira o passo a passo para fazer o extrato de baunilha caseiro, que vai transformar a sua produção culinária pra toda a vida. Chega de bolos e outros preparos com sabor artificial, visto que depois de experimentar esse preparo, você não vai querer saber de outra coisa!

Extrato de Baunilha Caseiro

Tempo de Preparo 90 days
Autor Raquel Arellano

Ingredientes

  • 2 favas baunilha
  • 400 ml vodka
  • 1 vidro esterilizado (para armazenar)

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, vamos "amaciar" nossas favas, de modo que as sementinhas desgrudem da parte interna. Com uma faca ou colher, passe a mesma ao longo da fava, como se estivesse alisando-a.

  2. Feito isso, faça um corte ao longo da fava, para que possamos remover as sementinhas do seu interior.

  3. Com a pontinha da faca, passe a mesma ao longo da fava para retirar as sementes.

  4. Encha o vidro já esterilizado com a vodka e acrescente as sementinhas. Depois, coloque também as favas, sacuda um tanto e tampe. Pelo menos 1x na semana você deve sacudir o vidrinho, de forma que as sementinhas se espalhem ainda mais pelo líquido.

  5. Armazene seu vidrinho em local escuro e longe do calor por pelo menos 3 meses. Isso mesmo, gente. Três meses de "repouso", de forma que seu extrato fique escuro, saboroso e muito perfumado.

Dicas importantes

  1. deixe o seu extrato de baunilha “descansar” em local longe da luz: armários, estantes onde ele fique longe da claridade etc;
  2. para esterilizar o vidro, basta lavar beeem o recipiente, deixar secar naturalmente e depois fervê-lo por 5 minutos. Esse procedimento vale armazenar geleias, molhos feitos em casa, mamadeiras e etc;
  3. o tempo é parte fundamental nesse processo… infelizmente, é preciso esperar o processo todo acontecer, caso contrário você terá um extrato alcóolico e pouco apurado;
  4. conforme você vai usando o extrato de baunilha caseiro, é possível completá-lo com mais de vodka, assim você vai alimentando a infusão e rendendo seu preparo;
  5. quem quiser, pode colocar mais favas (o céu é o limite).

Quer ver o passo a passo dessa receita em vídeo? Clique no player abaixo ou acesse o canal do Raquelícias no YouTube:

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

3 Comentário

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.