Pão de Piadina Tradicional e Integral

Essa é mais uma receita da Rita Lobo que salvo com muito carinho nos meus arquivos, a famosa piadina. Se tornou uma das favoritas aqui em casa. Primeiro porque é rápida de fazer. Segundo porque é prática e dá pra fazer sanduíches e até mesmo “pizza” com ela. E pra ficar ainda mais lindo, é possível fazê-la do modo tradicional e também uma versão integral (eu AMO pão integral, arroz, sou dessas que faz a ~troca~ lindamente na hora de comer).

siga o gordelícias no instagram

Você pode rechear sua piadina com frios ou então com folhas e queijos a escolha. Aqui em casa costumo fazer com chilli (com o vegetariano fica MARAVILHOSO) ou então com rúcula e muçarela de búfala. Rega um fio de azeite por cima, uns tomatinhos, tá pronta a refeição!

Como fazer Piadina Tradicional e Integral. Receita da Rita Lobo disponível em https://raquelicias.com.br/.

Pão de Piadina Tradicional e Integral

Receita da Rita Lobo

Ingredientes

Para fazer o pão tradicional

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
  • 1 e ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 xícara (chá) de leite

Para fazer o pão integral

  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha branca e 1 e ½ xícara (chá) de farinha integral
  • 1 e ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 e ¼ xícara (chá) de leite

Modo de Preparo

1. Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture com as mãos rapidamente e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar.

2. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por três minutos, no máximo.

3. Enrole a massa formando ~uma cobrinha~ e divida a mesma em seis partes iguais. Cubra a massa que será usada com um pano de prato úmido.

4. Coloque uma frigideira antiaderente, ou chapa grande de ferro, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão ou com uma garrafa de vinho, até ficar com cerca de 20 centímetros de diâmetro.

5. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e imediatamente faça vários furos com um garfo – assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, após cerca de dois minutos, vire e deixe cozinhar por mais dois minutos, furando com o garfo.

6. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as demais. Depois, é só rechear!

OBS: se você não quiser fazer todos os pedaços, congele a massa restante, antes de abrir, já em porções embrulhadas em filme

Rendimento: 6 pães

O que achou?

2 Comentário

  • Luciano Piccoli
    Posted 05/01/2016 15:11 0Likes

    Receita fácil e prática. Faço ela trocando o leite por água (morna). Já tentou? Abraços.

    • Raquel Arellano
      Posted 06/01/2016 09:01 0Likes

      Nunca tentei com água. Vou experimentar um dia! 🙂

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.