Extrato de Baunilha Caseiro

Outro dia comentei que um dos meus cheiros preferidos da vida era o de baunilha. Eu gosto de tudo que tenha esse cheiro, desde hidratantes enjoativos até bolos e outras comidinhas.

Na culinária, trabalhamos com várias receitas que pedem a famosa “essência” de baunilha e, infelizmente, aqui não encontramos com muita facilidade boas essências ou extratos, como temos ~lá fora~. Claro que a gente joga com o que tem, né? Mas olha, deixa eu te falar uma coisa. É possível fazer o seu próprio extrato de baunilha caseiro, te mostro como faz.

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | Newsletter

>> veja também: como fazer açúcar com baunilha

Infelizmente as favas de baunilha são caras pro nosso bolso. Se você tiver a oportunidade de investir, te digo que vale super a pena. O extrato dura bastante tempo (porque você pode ir alimentando a infusão) e o resultado nas preparações é absurdo de bom.

Extrato de Baunilha Caseiro

Rendimento: 400 ml

Ingredientes

  • 2 favas (ou mais) de baunilha
  • 400 ml de vodka (use vodka de boa qualidade, elas tem menos sabor)
  • 1 recipiente de vidro esterilizado

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, vamos “amaciar” nossas favas, de modo que as sementinhas desgrudem da parte interna. Com uma faca ou colher, passe a mesma ao longo da fava, como se estivesse alisando-a.
  2. Feito isso, faça um corte ao longo da fava, para que possamos remover as sementinhas do seu interior.
  3. Com a pontinha da faca, passe a mesma ao longo da fava para retirar as sementes.
  4. Encha o vidro já esterilizado* com a vodka e acrescente as sementinhas. Depois, coloque também as favas, sacuda um tanto e tampe. Pelo menos 1x na semana você deve sacudir o vidrinho, de forma que as sementinhas se espalhem ainda mais pelo líquido.
  5. Armazene seu vidrinho em local escuro e longe do calor por pelo menos 3 meses. Isso mesmo, gente. Três meses de “repouso”, de forma que seu extrato fique escuro, saboroso e muito perfumado.

* para esterilizar o vidro, basta lavar beeem o recipiente, deixar secar naturalmente e depois ferver em uma panela por 5 minutos. Esse procedimento vale para geleias, molhos, mamadeiras… 

Conforme você for usando o Extrato de Baunilha Caseiro, pode completar o vidro com mais vodka, assim terá sempre extrato fresquinho e perfeito. Pode também acrescentar mais favas, ficará ainda mais concentrado.

Quer ver o passo a passo dessa receita em vídeo? Clique no player abaixo ou acesse o canal do Raquelícias no YouTube:

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

3 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.