Pão de Chá Azul

Foram duas tentativas até chegar no Pão de Chá Azul que me deixasse realmente feliz com o resultado. Da primeira vez, usei um mix de ervas contendo a florzinha Clitoria Ternatea, que além de sabor, traz uma cor super linda. Mas acabou que não tingiu a massa o suficiente. Foi então que experimentei usar as flores do chá in natura e aí sim cheguei perto do resultado desejado.

Tomei como base a receita do Pão das 10 Dobras e a única mudança foi utilizar infusão do chá azul no lugar da água. Inclusive, a premissa vale para outros experimentos (em breve devo testar com chá de hibisco, se alguém já tiver testado, me fala).

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Newsletter | TikTok

Não é tão fácil de achar o chá azul em lojas de produtos naturais mas se você quiser comprar online, recomendo demais a loja da querida Dafne Velazco, rainha e proprietária da Chá Azul. Lá você encontra blends com a florzinha, encontra a versão “matcha” e, vez ou outra, encontra também a flor pura. E, pra quem quiser ir além, também pode comprar acessórios para fazer o cházim de um jeito todo especial.

Pão de Chá Azul :: Raquelícias

Antes de mais nada, separe um papel e caneta. Anote as etapas do preparo da massa e vá riscando enquanto você segue o passo a passo. Escreva:

1. MISTURE A MASSA
* 10 MINUTOS *
2. PRIMEIRA DOBRA
* 10 MINUTOS *
3. SEGUNDA DOBRA
* 10 MINUTOS *
4. TERCEIRA DOBRA
* 10 MINUTOS*
5. QUARTA DOBRA
* 1 HORA *
6. MODELE O PÃO + AQUECER FORNO
* 45 MINUTOS *
7. ASSE O PÃO
* 30 MINUTOS COM TAMPA + 15 MINUTOS SEM TAMPA*

Pão de Chá Azul

Tempo de Preparo 3 hours
Tempo de Cozimento 40 minutes
Autor Raquel Arellano

Ingredientes

  • 500 gramas farinha de trigo branca
  • 350 gramas água mineral (ou fervida)
  • 6 gramas flores de chá azul (clitorea ternatea)
  • 7 gramas sal
  • 5 gramas fermento biológico seco

Modo de Preparo

Pré-fermentação

  1. Primeiramente, vamos fazer a infusão de chá azul. Aqueça a água sem deixar ferver. Coloque as flores do chá na água e aguarde 5 a 10 minutos. Coe o chá e aguarde até que atinja a temperatura ambiente.

  2. Em uma tigela grande, adicione a farinha, a infusão, fermento e sal. Use uma espátula daquelas siliconadas, pra raspar a massa que fica grudadinha nas paredes da tigela. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.

  3. Vamos para a 1ª dobra: você vai fazer o movimento como se estivesse puxando a orelha da massa e trazendo de volta para o centro, rodando a tigela. Faça esse movimento 10 vezes, dando a volta completa na tigela. Deixe descansar 10 minutos. Repita +3 vezes esse processo.

  4. No final da última dobra, cubra com um pano e deixe a massa fermentar por 1 hora.

Modelagem

  1. Depois de 1 hora, sua massa estará crescida. É hora de modelar. Nessa etapa, caso você queira incluir algum recheio, a hora é agora. Vire a massa em uma bancada levemente enfarinhada e faça um movimento de modelagem, de fora pra dentro.

  2. Forme uma bolota, puxando a massa delicadamente com as mãos, como se estivesse trazendo em sua direção. A emenda precisa ficar pra baixo.

  3. Em um cesto oval ou redondo (dependendo da panela em que você vai assar o pão), forrado com um pano, acomode a massa com a emenda para cima. Cubra com o pano e deixe descansar 45 minutos.

  4. Enquanto a massa descansa, aqueça o forno a 250 graus, com a panela de ferro lá dentro. Na hora de assar, acomode o pão em um papel antiaderente (eu uso Dover Roll Assa Fácil mas você pode usar folha teflonada ou mesmo fubá no fundo da panela. Retire COM CUIDADO a panela do forno (use luvas resistentes) e acomode o pão na panela. Borrife água na tampa e asse por 30 minutos.

  5. Passados os 30 minutos, tire a tampa com cuidado e asse por mais 15 minutos.

  6. Retire a panela do forno e coloque seu pão sob uma grade. Deixe descansar por pelo menos 1 hora antes de cortar.

Pão de Chá Azul :: Raquelícias

Possíveis substituições e outras dicas

  • você pode usar uma parte de farinha de trigo integral nessa receita, na proporção 1/3.
  • você pode utilizar fermento biológico fresco na sua receita, é só triplicar a quantidade de fermento (15 gramas).
  • se você notar que o fundo do seu pão está ficando queimado, coloque uma assadeira embaixo da panela. Se tiver uma pedra refratária em casa, também vale.
  • assei o pão numa panela de ferro de 4 litros, ideal para um pão de aproxeimadamente 750 gramas. Caso você não tenha uma panela de ferro, pode usar uma assadeira e cobrir com uma tigela de inox na hora de assar.
  • sempre, sempre raspe a massa que fica grudada nas laterais da tigela onde você manipula o pão, desse jeito ela não resseca e vira “recheio” do seu pão depois.
  • não acrescente mais farinha na receita! Use as medidas exatas da descrição.
  • usei o papel Dover Roll Assa Fácil para que o pão não grudasse na panela. Caso você não encontre dessa marca, pode usar uma folha teflonada (a venda online) ou usar fubá no fundo da panela. NÃO USE PAPEL MANTEIGA porque vai grudar. Nem passe manteiga no fundo da panela.
  • borrifar água na parte interna da tampa antes de fechar a panela e levar o pão para assar faz toda a diferença.

Dicas para manter seu pão fresquinho

  • para conservar seu pão fresquinho, mantenha ele numa embalagem de papel por até 3 dias fora da geladeira. Mas, se você morar numa cidade quente como eu (Rio de Janeiro) recomendo já no segundo dia colocar seu pão na geladeira, pra que não mofe. E pra conservar por mais tempo, é só congelar, já fatiado – dura até 3 meses.
  • pra aquecer, é só deixar uns minutos em temperatura ambiente e esquentar na frigideira, com manteiga e azeite.
Pão de Chá Azul :: Raquelícias

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.