Como Fazer: Geleia de Jabuticaba


Jabuticaba não é minha fruta favorita. Gosto, mas não amo. Jabuticabas fazem drinks excelentes… e geléias também!

Minha amiga Roberta ama jabuticabas e ela está em Berlim. Queria mandar jabuticabas de presente de Natal, mas não ia prestar, né? Daí pensei: geléia de jabuticaba! Num primeiro momento nem cheguei a pensar em fazer, mas no dia seguinte dei de cara com jabuticabas sem nem mesmo procurar e achei ser um sinal de que eu deveria me aventurar na cozinha!

O Google me levou até a receita da Nina [aquela da novela da Carminha e do Tufão, lembra?]. Gostei, mas fiquei um pouco tensa com o cravo e a canela. Não é todo mundo que ama especiarias. Daí cheguei a um video super explicadinho, mas usando a mesma quantidade de fruta e açúcar. Misturei as receitas e deu certo.

Geleia de Jabuticaba

Ingredientes

  • 1kg de jabuticaba
    500g de açúcar
    Potes de vidro para geléia

Modo de Preparo

Lave as jabuticabas, coloque-as numa panela e cubra com água. Se tiver aquele amassador de batatas, pode esmagar as jabuticabas. Se não tiver, esmague com a mão, que é divertido! Neste momento, a água já vai ficar roxinha.

Cozinhe as jabuticabas esmagadas até que a água esteja roxona e desligue o fogo. Peneire o resultado de modo que as cascas e caroços sejam desprezados. O líquido roxão será a base da geléia.

Comprei vidros para geléia numa loja de essências, tomando o cuidado de perguntar se os vidros eram para geléia, pois precisariam ser levados ao fogo para esterilização. Esta receita rende exatos 4 vidros de 200ml.

Para esterilizar os vidros, você vai precisar de uma panela onde seus vidros possam ser colocados em pé, com a boca pra cima, e serem cobertos por uns 2-3 dedos de água. Pros vidros não baterem no fundo da panela no processo de fervura, coloquei um pano de prato novinho no fundo da panela. Vidros e tampas devidamente acomodados na panela, só levar ao fogo. Espere a água ferver por uns 10 minutos e tá pronto. Questão: os vidros e tampas deverão sair do fogo instantes antes de receber a geléia, então o ideal é fazer esse processo de esterilização quando a geléia estiver quaaase pronta. Tipo agora.

Como os vidros saem do fogo super quentes, secam quase instantaneamente. Evite colocar os vidros direto em cima da pia para que eles não quebrem com o choque de temperatura.

1kg de jabuticabas rendeu 1 litro de “suco” e por isso achei legal usar 500g de açúcar. Tudo mais uma vez na panela em fogo médio até que fique em ponto de calda, ou seja: até que você levante a colher e os pingos demorem um pouquinho mais a se formar pra cair. A geléia fica pronta neste ponto – ainda líquida.

A geléia vai do fogo pros potes de vidro – quente mesmo. Se sujar a bordinha, pode limpar com um pano ou papel toalha super limpos e álcool de cereal. Feche bem os potes, leve-os fechados de volta para a panela de esterilização por 2 minutos e deixe-os quietinhos por 2 dias longe dos seus olhos até que o ponto da geléia fique perfeito.

Após aberta, sua geléia deve ir para a geladeira. Ouvi dizer que ela não estraga… porque acaba rápido. A validade não sei ao certo, mas ficou uma delícia!

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.