Batata Corada na Frigideira

A combinação morar sozinha + home office te obriga a ter sempre receitinhas práticas e rápidas na manga. Por mais que você deixe tudo congelado, arrumadinho em porções individuais, tem sempre aquele momento em que você quer comer algo recém-saído da panela. Um franguinho grelhado, um ovo mexido, batatas fresquinhas.

Dei de cara com essa receita outro dia e resolvi experimentar. Pelo tempo de preparo, achei que seria uma ótima opção, até mesmo pra servir numa sexta-feira com uma cerveja artesanal. Apelidei essa receita de “batata corada”. Minha avó costumava fazer batatas coradas pra gente, mas de um jeito diferente. Ela cozinhava e depois fritava. A receita que fiz tem o mesmo resultado da batata da vovó, sendo que é feita na frigideira, sem imersão no óleo. Dá só uma olhada.

Batata Corada na Frigideira

Ingredientes

  • 2 batatas médias
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Alecrim à gosto
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • Queijo parmesão ralado
  • Sal à gosto

Modo de Preparo

1. Descasque as batatas. Corte de forma grosseira, em pedaços não tão grandes.

2. Coloque o azeitei em uma frigideira, fogo baixo. Deixe o azeite aquecer, tomando cuidado pra que ele não queime. Jogue as batatas e abafe com uma tampa, por aproximadamente 5 minutos.

3. Passados os 5 minutos, vire as batatas de lado, para que ambos os lados dourem por igual. É importante que você deixe as batatas abafadas pela tampa pois é esse vapor da fritura que cozinha a batata (casquinha crocante por fora, batata macia e cozida por dentro).

4. Adicione 1 colher de manteiga às batatas, juntamente com o alho picado. Deixe dourar por alguns segundos e adicione em seguida o sal e o queijo ralado. Quando o queijo começar a tostar, a batata está prontinha.

5. Escorra as batatas em papel toalha. Acrescente o alecrim e o sal. Sirva logo em seguida.

O que achou?

7 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.