Angu com Ragu de Berinjela

A quarentena tem pedido muita comfort food. Na mesma hora vem na cabeça angu, polenta, essas comidinhas deliciosas. Foi assim que cheguei nesse Angu com Ragu de Berinjela. Depois de tanto tempo confinados por conta da pandemia, vamos esgotando as nossas possibilidades de conforto.

Vamos nos acostumando com coisas que antes despertavam uma sensação gostosa e, aos poucos, essas coisas se tornam ordinárias e sem efeito. Mas, ainda que seja assim, sigo na busca por novos sabores e texturas que tragam acolhimento, ainda que no prato, nutrindo o corpo e a alma.

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | Newsletter

Ragu é um prato que, originalmente, se faz com proteína animal mas aqui escolhi a berinjela que, na minha opinião, é um dos melhores legumes pra gente fazer assim, cozidinho lentamente, com um molho pedaçudo e encorpado. Se você não curtir berinjela, pode fazer com abobrinha.

Receita de Angu com Ragu de Berinjela do Raquelícias

Angu com Ragu de Berinjela

Porções 2 porções
Autor Raquel Arellano

Ingredientes

Para o ragu de berinjela

  • 1 berinjela
  • 1 cebola
  • 1 xícara água filtrada
  • 1 xícara passata de tomate (ou extrato)
  • temperos: sal, páprica defumada, pimenta do reino??

Para o angu

  • 1/2 xícara fubá instantâneo
  • 1,5 litro caldo de legumes

Modo de Preparo

Para o ragu de berinjela

  1. Pique a berinjela em cubinhos, com semente e tudo. Descarte somente aquele cabinho de cima. Reserve em uma tigela com um pouco de sal e deixe descansar por 30 minutos. Esse processo ajuda a soltar a água.

  2. Pique a cebola em cubinhos bem pequeninos. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e frite a cebola, até murchar.

  3. Descarte o líquido que soltar da berinjela e junte-a ao refogado. Acrescente os temperinhos (com exceção do sal). Mexa por alguns minutos, até murchar.

  4. Junte a água e a passata de tomate, deixando cozinhar em fogo baixo por 10 a 15 minutos, até ficar macio. Experimente e veja se está bom de sal (sempre fica um pouquinho agarrado na berinjela). Curtiu? Apague o fogo e reserve.

Para o angu

  1. Aqueça o caldo de legumes até começar a borbulhar. Junte o fubá instantâneo aos poucos, mexendo bem com um batedor de arame para que não empelote.

  2. Misture bem, em fogo baixo, até engrossar (com o fubá instantâneo é coisa de 8 minutos). Tempere com sal até ficar do seu agrado.

Montando o prato

  1. Sirva uma generosa porção do angu com o ragu por cima.

Raquel, existe alguma dica pra não deixar empelotar?

O segredo é sempre usar fogo baixo e acrescentar o ingrediente seco aos poucos. Caso o seu angu empelote, pode tentar salvá-lo com um mixer ou liquidificador.

Se achar que está muito grosso, coloque um pouco mais de água, fogo baixo e não deixe de misturar um segundo sequer com um batedor de arame. Pra (quase tudo) nessa vida tem solução!

Quem quiser acrescentar uma textura extra, pode ralar um pouco de castanha por cima, pra lembrar um queijo parmesão.

Se você gostou desse Angu com Ragu de Berinjela e quer ver o passo a passo em vídeo? Clique no player abaixo ou acesse o canal do Raquelícias no YouTube:

Clique aqui para ver outras receitas veganas e vegetarianas que já passaram pelo blog.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.