Receitas para aproveitar sobras de alimentos

Há algum tempo venho falando da importância de evitarmos o desperdício de comida. É inconcebível que, em pleno 2020, sabendo que milhões de pessoas no mundo não tem o que comer, a gente simplesmente jogue fora tantos ingredientes próprios para consumo por, simplesmente, não saber o que fazer com eles.

Recebo muitos pedidos de receitas para aproveitar sobras de alimentos. Seja o arroz que tá rolando na geladeira até mesmo pedaços de legumes que ficam perdidos na gaveta e acabam estragando. Vamos mudar o final dessa história com receitas bem gostosas e nutritivas?

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

Sobras de arroz

Arroz: alimento nutritivo, presente na mesa de muitos brasileiros. Talvez uma das preparações mais “coringas”. Se tiver um pedaço de carne ou linguiça, vira um belo arroz “carreteiro” improvisado. E se você curtir muito uma friturinha, dá pra fazer deliciosos bolinhos com o arroz que sobrou, também.

E quem diria que dá até pra fazer torta de liquidificador com arroz, meu povo?

Sobras de feijão

Feijão: faz dupla-dinâmica com o arroz e é uma preparação que rende bastante. Rola de congelar e também de transformar em outras receitas. Como caldinho de feijão.

Da série “petiscos deliciosos e outras friturinhas fantásticas”, rola de fazer bolinhos com o feijão que for (nessa receita usei o branco mas pode ser o preto, carioca…).

Legumes

Sabe quando sobram uns legumes e verduras em quantidade insuficiente pra receitas mais elaboradas? Ou então, uns pedaços largados na geladeira? Faz assim: cata aquela metade de cenoura que tá rolando, umas batatas, cebola, alho, um generooooso fio de azeite, temperinhos e joga no forno. Legumes assados são um excelente acompanhamento pra qualquer refeição.

Bananas

Quem nunca se viu diante de uma penca de bananas maduras e não sabia o que fazer? Primeira dica: congele e faça uma deliciosa sobremesa: sorvete de banana (rola de acrescentar chocolate em pedacinhos, outras frutas etc).

Você pode pode aproveitar as bananas e fazer uma torta rápida também. Ou então, um bolo fofinho de banana.

Que tal voltar no tempo e fazer bolinho de chuva, incrementando a receita com bananas? Essa é uma receita que reeende bastante e as crianças se amarram. E tem também as panquecas de banana com aveia, pro café, lanche ou na hora que você bem entender.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.