Já imaginou fazer o tradicional bolo Veludo Vermelho, sem usar corante? Pois acredite, fazer um Red Velvet de Beterraba sem corante é super possível, usando a nossa querida beterraba! Ao reagir com o limão, a massa fica naturalmente vermelha, mesmo depois de assar. Pensa num bolo bonito, sabe?
Eu pesei todos os ingredientes pra não ter erro. Se não tiver balança, minha sugestão é que você pesquisa as equivalências – clique aqui para ler nosso post sobre Conversões e Medidas.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook“Raquel, o gosto da beterraba fica muito forte no bolo?” Na minha opinião, é um sabor muuuuuuito suave, quase não dá pra sentir. Eu não tenho nada contra sabor de beterraba, sabe? Mas se você não gosta, não come de jeito nenhum, essa receita não é pra você. Nesse caso, sugiro a receita de bolo red velvet com corante.
veja mais: receitas de bolo
“Raquel, meu bolo ficou marrom. O que fiz de errado?” Se você pesou todos os ingredientes conforme a receita e mesmo assim seu bolo ficou amarronzado depois de assado, o que pode ter acontecido é que ele assou demais.
Nesta receita, considerando a quantidade de ingredientes, a gente sugere que você pré-aqueça seu forno a 180 graus e asse o mesmo por 40 minutos, em 2 assadeiras redondas de 20 cm de diâmetro. Mas mesmo assim, pode ser que um forno seja mais/menos intenso que o outro.
Se você usar uma assadeira retangular, por exemplo, sua massa vai espalhar e ficar muito mais em contato com a superfície, aquecendo mais rapidamente. Aqui temos um risco, entende?
Sendo assim, seguem duas dicas que podem te ajudar na hora de assar um bolo vermelhinho:
– quando passar dos 30 minutos no forno, fique de olho porque pode ser que ele esteja ficando no ponto
– use uma “cinta” de papel alumínio em volta da assadeira para reduzir o calor OU coloque a sua assadeira dentro de uma maior
Bolo Red Velvet de Beterraba (sem corante)
Ingredientes
- 280 gramas beterraba crua (2 unidades médias)
- 3 ovos
- 90 gramas óleo de girassol
- 370 gramas açúcar refinado
- 80 gramas suco de limão (2 limões pequenos)
- 330 gramas farinha de trigo branca
- 1 colher de sopa fermento químico
Modo de Preparo
-
Pré aqueça o forno a 180 graus. Eu usei 2 assadeiras redondas de 20 cm de diâmetro.
-
Bata no liquidificador: a beterraba, óleo, ovos, açúcar e suco de limão.
-
Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo e o fermento. Junte a mistura líquida aos ingredientes secos e misture até obter uma massa uniforme.
-
Despeje a massa na assadeira e asse por 40 minutos (espete um palito no centro do bolo pra checar e está assado – palito saiu seco, tá pronto).
Para fazer a cobertura do Red Velvet de Beterraba sem corante: na batedeira, misture 75 g de manteiga amolecida com 150 g de açúcar de confeiteiro, até obter um creme lisinho.
Depois, junte 150 g de cream cheese +1/2 col chá de extrato de baunilha. Leve pra geladeira e passei entre os bolos e na cobertura.
Veja também: como fazer cobertura de cream cheese
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
28 Comentário
Tonny Marquis
Eu fiz a receita igualzinha, mas meu bolo não ficou vermelho, ficou laranja, tô bem triste 🙁
Raquel Arellano
Oi, Tonny! Pode ter assado demais ou forno muito quente. É uma possibilidade. Infelizmente cada forno tem uma potência… espero que tenha ficado gostoso! 🙂
Jessica
Conseguiria me passar as medidas em medidas domésticas, em xícaras, por exemplo?
Raquel Arellano
Oi, Jessica. Tudo bem aí? Infelizmente não consigo mas você pode baixar a tabela de conversão de pesos e medidas aqui do blog e ajustar as medidas da receita para suas xícaras medidoras: https://raquelicias.com.br/2017/01/05/conversao-pesos-medidas-cozinha/
Bárbara
Ficou incrível! Bem cor de rosa! Quero tentar com mais beterraba, ver se fica vermelhão… Dá gosto de beterraba sim, como o bolo de cenoura dá gosto de cenoura… Pensei em usar laranja ao invés do limão, será que dá certo Raquel? Acho que a laranja talvez combina mais com a beterraba. Ah, e coloquei uma ganache de chocolate 60% em cima, o amargo combinou bem… acho que mais que a cobertura de cream cheese.
Raquel Arellano
Oi, Bárbara! O seu ficou cor de rosa? Com essa quantidade da receita ele fica vermelhinho, como o meu ficou. Será que você fez alguma coisa diferente? Sobre substituir o limão por laranja: o limão tem uma função na receita, que é de reagente para que a cor do bolo fique vermelha. Não recomendo trocar 🙂 Que bom que gostou da receita!
Bárbara
vou tentar deixar o forno mais baixo então, para ver se fica vermelho como o seu, acho q o meu forno ficou muito quente, tanto que estava assado com 30 min. Sobre a laranja, achei que ele tb teria o acido ascórbico como o limão, achei que era ele que faria esse papel de reagir para deixar o bolo com essa cor vermelha e não marrom (tinha tentado isso antes de ver sua receita…)
Raquel Arellano
Talvez a temperatura do forno tenha influenciado, sim. Cada um funciona de um jeito. Sobre o limão & laranja: o limão tem maior concentração de ácido cítrico que a laranja, que funciona como reagente realçador da cor. Por isso a escolha do fruto não somente nessa receita mas em outras que a gente vê por aí.
Bárbara
Entendi! Obrigada!
ANA LAZZARI
O meu ficou bem vermelho. Lindo!!
FERNANDA MOTTA DOS SANTOS BITENCOURT
Precisa ser uma farinha orgânica? Pesquisei sobre a receita e segundo informações se for uma farinha comum, que tem alvejante, não deixa ficar vermelho.
Raquel Arellano
Oi, Fernanda. Não precisa. Eu fiz com farinha comum e deu certo.
Larissa
Oi Raquel!
As beterrabas devem ser cozidas para a receita? Se sim, por quanto tempo?
Raquel Arellano
Oi, Larissa! Conforme mencionei na receita, as beterrabas devem estar cruas. Serão batidas no liquidificador cruas.
Larissa
Muito obrigada!!
Rafael's Cakes BSB
Sua receita super deu certo aqui comigo. Assei o bolo a uns 168/180 graus e não ficou rosa, não ficou pink, não ficou vermelho claro, ficou literalmente red velvet. Aquele vermelho lindo e aveludado. O gosto ficou uma maravilha também. Super te recomendo. <3 <3 <3
Amanda
Nossa eu fiz, ficou perfeito, só acrescentei 2 colheres de sopa de nescau junto aos ingredientes no liquidificador, E para o creme, coloquei um pode de 300 mesmo rsrs pra ficar bastante rsrs.
Cintia
Receita nota 1000!!!
Gente, amei e me surpreendi com o resultado…
O bolo ficou lindo… O sabor, inigualável. Até às crianças amaram esse bolo e já pediram pra eu fazê-lo mais vezes…
Raquel, obrigada por compartilhar conosco essa maravilha!!!
Mellkia
Pra quantas pessoas essa receita
da?
Raquel Arellano
eu uso uma assadeira de 20 cm, dependendo do tamanho das fatias, serve umas 10 pessoas.
Margarida
Olá Raquel
Vou fazer o red Velvet esta semana para os anos da neta…e queria perguntar se o óleo tem que ser mesmo girassol ou não faz diferença usar o comum ?
Eu asso os meus bolos todos a 180° será muito forte essa temperatura??
Um muito obrigada pela sua receita…
Elislaine
Fiz a receita e na hora ficou vermelho, porém se passaram 4 horas e estava marrom. Pq será?
Esley Bastiani
Procurei muito uma receita que fosse fácil e funcionasse e essa é nota 10! Obrigadaaaa
João
Já tinha tentado fazer red velvet sem corante várias vezes mas nunca ficava bom, ou não ficava vermelho, ou a textura ficava muito estranha…. Tentei fazer esta receita e foi muito fácil e ficou muito bom. Recomendo todos a fazer esta receita!
Ana Raimondi
Nossa Raquel fiz ontem e o bolo ficou maravilhoso! Ficou vermelho e tem um savor de beterraba! Eu diminui 20 de gramas de farinha de trigo e coloquei cocholatem 100% com a técnica do vinagre e bicarbonato ( um colher de chá) e o extrato de baunilha, nao estragou o bolo e ele ficou incrível! É o primeiro bolo red velvet com beterraba que deu superrrr certo! Obrigada e bjosss
Valeria
Muito obrigada pela receita, fiz e deu super certo!!!! Ficou bem fofinho e bem vermelho, era para meu filho e ele amou, todos aqui em casa, não fica muito gosto de beterraba não, achei perfeito, meu bolo favorito é eu que pensei que era muito difícil de fazer…..
Parabéns pela receita, maravilhosa!!!!!
vandira marcelo da silva
Oi, o meu ficou marrom. Testei a receita duas vezes; uma com o forno médio e a outra com o forno mais baixo 🙁
Raquel Arellano
Oi, Vandira. Geralmente o bolo fica amarronzado quando é assado além da conta. Mesmo usando uma temperatura mais baixa, dependendo do material da forma que vc utilizou ou até mesmo a intensidade do seu forno, ele pode ter ficado pronto antes dos 40 minutos. Na minha receita, usei uma assadeira de alumínio, 20 cm de diâmetro – assei 2 bolos. Meu forno é um forno a gás, que acaba sendo mais brando que forno elétrico ou forno de botijão. Espero ter ajudado com as informações.