Conversão de Pesos e Medidas na Cozinha

A situação é a seguinte: você está com uma receita na mão e, de repente, aparece no passo à passo uma determinada quantidade de ingrediente em gramas. Mas você não tem balança. Ou então, o contrário: você tem balança mas não tem xícara medidora ou algum outro recipiente que contenha marcações para converter aquela porção. Quem nunca passou por isso, certo?

Diariamente alguém pergunta “Raquel, quantos ml de leite tem em 1 xícara?” e por aí vai. Pensando nisso, montei esse post com algumas dicas para converter pesos e medidas na cozinha, disponibilizando também uma tabela para download, pra você colar na geladeira e não ter mais problemas na hora de cozinhar!

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | Newsletter

Conversão de Pesos e Medidas na Cozinha

Elaborei uma tabela para que você possa fazer o download gratuito, facilitando a sua vida na hora de preparar uma receita. Ela é ideal para pessoas que não possuem balança em casa e não querem deixar de fazer uma receita por conta das medidas nas instruções.

Conversão de Pesos e Medidas na Cozinha

uma das minhas xícaras medidoras (comprei nos Estados Unidos, na Anthropologie) e minhas colheres, da Fred & Friends

clique na imagem abaixo para fazer o download da tabela de conversão de pesos e medidas

Conversão de Pesos e Medidas na Cozinha | Raquelícias
  • para medir líquidos: em uma superfície plana, preencha o copo ou xícara medidora com a quantidade sugerida na receita, respeitando a linha indicadora (sem colocar menos ou mais). Caso esteja usando uma colher medidora, encha até a borda.
  • para medir ingredientes secos (farinha, açúcar etc): encha o copo ou xícara medidora sem apertar o ingrediente, a menos que a receita peça isso (muitas vezes acontece quando trabalhamos com açúcar mascavo, por exemplo). Use uma faca ou régua para tirar o excesso da xícara, nivelando o produto corretamente.
  • para medir gorduras (manteiga, margarina, gordura vegetal, banha de porco etc): encha o copo ou xícara medidora pressionando com uma colher, de modo que preencha todo o conteúdo.
Conversão de Pesos e Medidas na Cozinha

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

2 Comments

  • Giovana
    Posted 17/09/2023 11:02 0Likes

    Oi, não estou conseguindo clicar na tabela para fazer o download.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.