Pão de Leite com Coco

Já trouxemos aqui pro blog o infalível Pão de Leite e como essa é uma receita versátil, e que serve de base para invenções mil, adaptamos a mesma com leite condensado e coco ralado. Assim nasceu o Pão de Leite com Coco.

Você vai seguir praticamente todos os passos da receita de pão de leite com uma pequena diferença na hora de finalizar seus pães (na hora da moldagem e na finalização, antes de servir). Confira o passo a passo detalhado.

Pão de Leite com Coco

Autor Raquel Arellano

Ingredientes

massa

  • 550 gramas farinha de trigo
  • 15 gramas fermento biológico seco
  • 90 gramas açúcar
  • 7 gramas sal
  • 300 ml leite morno
  • 50 gramas manteiga derretida

cobertura

  • 1 colher de sopa água filtrada
  • 3 colheres de sopa leite condensado
  • 2 colheres de sopa coco ralado fresco

Modo de Preparo

método batedeira planetária

  1. Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente o fermento.

  2. Junte a manteiga e o leite (precisamos dele MORNO e não pelando – coloque o dedo no leite: se for suportável, tá no ponto). Bata ligeiramente o ovo e adicione aos demais ingredientes.

  3. Usando o gancho, bata em velocidade baixa, pra misturar e aos poucos aumente a velocidade, mantendo por 10 minutos em velocidade média. Se estiver usando máquina de pão: use os ciclos amassar e sovar. Se estiver fazendo na mão: força nos braços; amasse e faça uma bola, repetidamente, por pelo menos 10 minutos – até que a massa fique lisa e unida.

  4. Faça uma bolota e acomode-a numa tigela grande. Cubra com um pano e deixe fermentar por pelo menos 1h. A gente quer que essa massa dobre de tamanho!

  5. Passado o descanso, a massa estará inflada! Porcione a massa em bolinhas de 40g mais ou menos e faça bolinhas. Eu usei uma fôrma de bolo inglês para meus pães mas você pode usar a que preferir. É importante caprichar na bolinha, deixando a parte de cima lisinha. As bolinhas precisam ficar próximas também.

  6. Cubra novamente com um pano e deixe descansar por 30 minutos.

  7. Nos 10 minutos finais, pré aqueça o forno a 180 graus. Pincele os pães com a gema diluída na água, com cuidado pra não acumuar entre os pães. Salpique metade do coco ralado por cima. Asse por 25 min, até que estejam dourados.

  8. Por fim, finalize com o leite condensado em fio (use uma colher pra deixar o leite 'pingar' sobre os pães) e o restante do coco ralado. Tá pronto!

Dicas para consumir e armazenar seus pães:

– no dia seguinte, ele não estará tão fofinho quanto recém assado; 15 segundinhos no micro-ondas ou 5 minutos no forno pré-aquecido dão nova vida para esses pequenos;

– quem curtir, pode aquecê-los na chapa, com uma manteiguinha;

– deixo, no máximo, 3 dias do lado de fora… depois, é geladeira por até 5 dias, mais do que isso é freezer (coloque em pacotinhos tipo ziploc)

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.