Quando eu mostrei no Instagram (já segue o Gordelícias por lá? @gordelicias) que tinha feito um empadão de palmito integral, a galera PIROU. Como brasileiro gosta de empadão, não é mesmo? Também, não tem erro: massa amanteigada, recheio cremoso, combinação perfeita! Essa receita é uma singela adaptação da receita de torta de palmito da Rita Lobo (essa deusa), mas eu acabei usando farinha integral porque era o que tinha.
Caso vocês prefiram fazer uma versão tradicional, é só usar 3 xícaras de farinha branca. E caso queiram fazer com outro recheio, aqui no blog tem uma receita de empadão de frango bem gostoso.
Empadão de Palmito Integral
Ingredientes
Para a massa
- 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
- 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
- 150 gramas de manteiga bem gelada cortada em cubos
- 3/4 xícara de água gelada
- 1 pitada de sal
Para o recheio
- 500 gramas de palmito pupunha picadinho
- 2 tomates maduros sem pele e sementes
- 1/2 xícara de ervilhas
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 xícara de leite integral
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 6 raminhos de salsinha fresca picada
- noz moscada ralada na hora
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Para a massa
-
Numa vasilha grande, vamos misturar a farinha com o sal.
-
Acrescente a manteiga gelada (já cortada em cubos) e misture com os dedos, amassando até formar uma espécie de farofa grossa.
-
Acrescente a água gelada e amasse até a massa ficar lisa. Pode ser que alguns pedacinhos de manteiga fiquem aparentes. Não tem problema.
Faça uma "bola" e envolva com plástico filme, levando à geladeira por 1h.
Para o recheio
-
Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola com o alho. Eu deixo a cebola murchar sem queimar e acrescento o alho, que doura mais rápido.
Em seguida, acrescente o tomate e mexa, cozinhando por uns 20 minutinhos. -
Junte o palmito picadinho ao refogado, e em seguida as ervilhas. Cozinhe por 5 minutos em fogo médio. O palmito precisa continuar firme.
-
Agora vamos encorpar o recheio. Acrescente 2 colheres rasas de amido de milho (ou farinha de trigo) e, aos poucos, o leite. Certifique-se de que o amido de milho ficou bem dissolvido. Você vai perceber que o molho vai começar a engrossar, ficando cremoso. Esse processo dura uns 5 minutos.
Aproveite para temperar com a noz moscada moída, sal e pimenta do reino. Lembrando que a massa já leva sal, então não exagere no recheio.
-
Quando o recheio estiver bem cremoso e firme, apague o fogo e acrescente a salsinha picada. Reserve. É importante que o recheio amorne antes de colocarmos o mesmo sobre a massa.
Montando o empadão
-
Pré aqueça o forno a 200ºC enquanto montamos o nosso empadão. Você pode usar um refratário retangular ou uma forma de fundo removível. Eu usei a segunda opção, pra fazer estilo "torta", sabe?
Retire a massa da geladeira e divida em duas partes. Aqui há duas opções para te ajudar na hora de abrir a massa: enfarinhando uma superfície para abrir a massa ou então usando o truque do plástico filme, onde você envolve a bolota de massa em filme na parte de cima e de baixo (e aí vai abrindo com o rolo por cima).
Acho que a segunda opção é mais prática e suja menos a cozinha. Sem falar que depois é só pegar a massa com a ajuda do filme e transferir pra forma. -
Cubra a forma com a metade da massa. Não precisa untar e enfarinhar pois essa massa já tem bastante manteiga. Quanto mais você abrir a massa, mais fininha ela ficará (caso você curta aquela massa "torrão", não precisa abrir muito).
Eu usei uma forma de fundo removível de 22 cm de diâmetro.
-
Espalhe o recheio sobre a massa e depois repita o processo de abrir o restante da massa para cobrir.
Se sobrar massa, você pode fazer bolinhas ou então tirinhas para decorar. -
Misture a gema com um pouco de água e espalhe sobre a cobertura com um pincel. É essa gema que vai deixar seu empadão com aquela carinha bonita depois de assado.
Asse por 40 minutos ou até que fique bem douradinho.
2 Comentário
Raquel Arellano
Pode sim, Mariana! 🙂
Marcus
Meu forno não tem 200 graus. Posso assar a 180?