Empadão de Palmito Integral

Quando eu mostrei no Instagram (já segue o Gordelícias por lá? @gordelicias) que tinha feito um empadão de palmito integral, a galera PIROU. Como brasileiro gosta de empadão, não é mesmo? Também, não tem erro: massa amanteigada, recheio cremoso, combinação perfeita! Essa receita é uma singela adaptação da receita de torta de palmito da Rita Lobo (essa deusa), mas eu acabei usando farinha integral porque era o que tinha.

Caso vocês prefiram fazer uma versão tradicional, é só usar 3 xícaras de farinha branca. E caso queiram fazer com outro recheio, aqui no blog tem uma receita de empadão de frango bem gostoso.

Empadão de palmito integral. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

Empadão de Palmito Integral

Ingredientes

Para a massa

  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 150 gramas de manteiga bem gelada cortada em cubos
  • 3/4 xícara de água gelada
  • 1 pitada de sal

Para o recheio

  • 500 gramas de palmito pupunha picadinho
  • 2 tomates maduros sem pele e sementes
  • 1/2 xícara de ervilhas
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 xícara de leite integral
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 6 raminhos de salsinha fresca picada
  • noz moscada ralada na hora
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Para a massa

  1. Numa vasilha grande, vamos misturar a farinha com o sal. 

  2. Acrescente a manteiga gelada (já cortada em cubos) e misture com os dedos, amassando até formar uma espécie de farofa grossa.

  3. Acrescente a água gelada e amasse até a massa ficar lisa. Pode ser que alguns pedacinhos de manteiga fiquem aparentes. Não tem problema. 

    Faça uma "bola" e envolva com plástico filme, levando à geladeira por 1h.

Para o recheio

  1. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola com o alho. Eu deixo a cebola murchar sem queimar e acrescento o alho, que doura mais rápido. 

    Em seguida, acrescente o tomate e mexa, cozinhando por uns 20 minutinhos.

  2. Junte o palmito picadinho ao refogado, e em seguida as ervilhas. Cozinhe por 5 minutos em fogo médio. O palmito precisa continuar firme.

  3. Agora vamos encorpar o recheio. Acrescente 2 colheres rasas de amido de milho (ou farinha de trigo) e, aos poucos, o leite. Certifique-se de que o amido de milho ficou bem dissolvido. Você vai perceber que o molho vai começar a engrossar, ficando cremoso. Esse processo dura uns 5 minutos.

    Aproveite para temperar com a noz moscada moída, sal e pimenta do reino. Lembrando que a massa já leva sal, então não exagere no recheio.

  4. Quando o recheio estiver bem cremoso e firme, apague o fogo e acrescente a salsinha picada. Reserve. É importante que o recheio amorne antes de colocarmos o mesmo sobre a massa. 

Montando o empadão

  1. Pré aqueça o forno a 200ºC enquanto montamos o nosso empadão. Você pode usar um refratário retangular ou uma forma de fundo removível. Eu usei a segunda opção, pra fazer estilo "torta", sabe? 

    Retire a massa da geladeira e divida em duas partes. Aqui há duas opções para te ajudar na hora de abrir a massa: enfarinhando uma superfície para abrir a massa ou então usando o truque do plástico filme, onde você envolve a bolota de massa em filme na parte de cima e de baixo (e aí vai abrindo com o rolo por cima).

    Acho que a segunda opção é mais prática e suja menos a cozinha. Sem falar que depois é só pegar a massa com a ajuda do filme e transferir pra forma.

  2. Cubra a forma com a metade da massa. Não precisa untar e enfarinhar pois essa massa já tem bastante manteiga. Quanto mais você abrir a massa, mais fininha ela ficará (caso você curta aquela massa "torrão", não precisa abrir muito).

    Eu usei uma forma de fundo removível de 22 cm de diâmetro.

  3. Espalhe o recheio sobre a massa e depois repita o processo de abrir o restante da massa para cobrir.

    Se sobrar massa, você pode fazer bolinhas ou então tirinhas para decorar.

  4. Misture a gema com um pouco de água e espalhe sobre a cobertura com um pincel. É essa gema que vai deixar seu empadão com aquela carinha bonita depois de assado.

    Asse por 40 minutos ou até que fique bem douradinho.

Empadão de palmito integral. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

O que achou?

1 Comentário

  • Raquel Arellano
    Posted 30/03/2017 14:01 0Likes

    Pode sim, Mariana! 🙂

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.