Pastinhas salvam vidas. Pintou aquela reunião de última hora e você não sabe o que servir pra beliscar? Prepare uma deliciosa pasta com frios, asse umas torradinhas (ótima maneira de “dar cabo” naquele pão francês murcho) e pronto, problema resolvido em grande estilo. Sugestão de hoje: pasta de ricota com salame.
Aproveitei que tinha um salame e ricota dando mole na geladeira e mandei ver. Aliás, sobre a ricota: tenha sempre esse ingrediente versátil a mão. Ela dá firmeza e leveza pra sua pastinha, que pode ser devorada com torradinhas ou então usada como recheio de conchiglione, ninho de talharim… Se joguem!
Pasta de Ricota com Salame
Ingredientes
- 300 gramas de ricota
- 100 gramas de salame italiano
- 2 colheres de sopa (cheias) de requeijão cremoso
- 1 colher de sopa (cheia) de maionese
- 1 dente de alho
- 1/2 colher de chá de sal
- Pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Vamos precisar de processador para fazer essa pasta. Até rola fazer no mixer, com jeitinho, já não sugiro o liquidificador porque você pode acabar processando demais os frios e transformar sua pasta em algo intragável.
1. Na tigela do processador, esfarele a ricota com as mãos. Acrescente o alho e o salame. Processe até esfarelar.
2. Quando os frios estiverem mais “miúdos”, acrescente o requeijão cremoso, a maionese e os temperos. Processe até obter uma pasta cremosa.
Caso você curta a pasta menos firme, sugiro adicionar 1 colher de sopa extra de requeijão.
Rendimento: porção para 2 ou mais pessoas
.
Para as torradinhas
Sabe aquele pão francês que ficou largado e endureceu? Bora ~reciclar! Fatie os pães e espalhe sobre uma assadeira com 1 fio de azeite. Regue com azeite e salpique orégano. Se preferir, troque o azeite por manteiga de ervas, passando com uma espátula sobre cada fatia. Asse por 10 minutos em forno a 18oºC.