Cogumelo Empanado

Estou vivendo um caso de amor com cogumelos. De todos os tipos, sabores, formatos. Preparado das mais diversas maneiras. Aqui em casa, costumo fazê-lo refogado na manteiga e molho de ostras mas dessa vez quis fazer diferente. Um cogumelo empanado, frito, crocante. Pra comer tipo petisco, com molho delícia.

A receita não é difícil, pois não há muito segredo para fazer um bom alimento empanado. Porém, há uma dica preciosa para o preparo dos cogumelos, visto que é um alimento com bastante água em sua composição. Foi nesse vídeo da Fran do Vai Comer O Que? que entendi o “pulo do gato”.

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

Cogumelo Empanado

Porções 2 porções

Ingredientes

  • 300 gramas cogumelos Paris ou Portobello
  • 1 ovo
  • 1 xícara farinha panko ou farinha de rosca
  • 1/2 xícara farinha de trigo branca
  • 1 colher de sopa lemon pepper ou outro tempero a sua escolha
  • 1 colher de chá sal
  • óleo para fritar

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, vamos preparar os cogumelos. Nessa receita, eu retirei o talinho pra ficar mais macio mas você pode usá-lo de boas, não atrapalha na hora de empanar. 

    Higienize com água corrente e deixe de molho em água com cloro, caso venha “in natura” pra você.

  2. Cubra um prato com papel toalha e espalhe os cogumelos sobre a superfície, bem arrumadinhos. Cubra com outra folha de papel e coloque um prato por cima, para fazer peso. Leve ao micro-ondas por 30 segundos. Esse processo (que aprendi com a Fran) é importante para diminuir a quantidade de água dos nossos cogus.

    Feito isso, absorva com o papel o máximo de água que você conseguir. Reserve.

  3. Bata o ovo ligeiramente num prato e reserve. Separe os ingredientes em “estações”, pois vamos passar os cogumelos na farinha (com o sal e tempero a sua escolha), no ovo e, por fim, na farinha panko (ou farinha de rosca).

  4. O processo é o seguinte: passa o cogumelo na farinha de trigo temperada, depois no ovo e na farinha panko/rosca. Repita o processo com todos os cogumelos.

  5. Em uma panela para frituras, aqueça o óleo. Quando estiver bem quente, frite os cogumelos até dourar. Tome cuidado para não se queimar.

  6. Escorra os cogumelos e absorva a gordura com papel toalha. Sirva quentinho, com o molho de sua preferência. 

A mesma técnica para fazer Cogumelo Empanado pode ser aplicada para diferentes tipos de cogumelo. Fica incrível com o Portobello (que é maior, perfeito para montar sanduíches tipo hambúrguer).

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.