Panquecas de Beterraba

Eu precisava falar do Outubro Rosa aqui no blog. E nada mais justo do que chamar atenção para esse assunto com uma receita ~polêmica. Isso porque beterraba é um troço que divide opiniões, tem quem ame e quem odeie, por causa do sabor e tal. Resolvi fazer essas panquecas de beterraba no mês em que falamos sobre a importância de alertar mulheres e a sociedade em geral a respeito da prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

De forma resumida: o movimento simbolizado por um laço cor de rosa surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Aos poucos, outras cidades nos EUA e no mundo abraçaram a ideia. Aqui no Brasil, há diversas ONGs que realizam um trabalho contínuo de apoio a mulheres com câncer de mama. Esse ano, o INCA trabalhou o tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doençaCliquem aqui para ler a cartilha elaborada pelo INCA com todas as informações necessárias (como diagnosticar, tipos de exames, como tratar etc).

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

Agora sim vamos à receita, de autoria do nutricionista André Luiz. Ela não leva leite e pode ser feita sem glúten (trocando a farinha de trigo por farinha de arroz).

Panquecas de Beterraba

Panquecas de Beterraba

Ingredientes

  • 1 beterraba pequena (aproximadamente 100g, já descascada)
  • 60g de amido de milho (aproximadamente 4 colheres de sopa bem cheias)
  • 1 xícara de farinha de trigo (ou de arroz ou integral)
  • 2 e 1/2 xícaras de água
  • 5 colheres de sopa de linhaça (usei a dourada)
  • 2 ovos
  • 5 colheres de sopa de óleo
  • 1/4 de colher de chá de sal (mais um menos 1 pitada)

Modo de Preparo

1. No liquidificador, bata os ovos, a água, a linhaça, o óleo e a beterraba até obter um creme liso e super bonito (até a beterraba desmanchar). Dá mais ou menos uns 3 minutos em velocidade média.

2. Com o creme pronto, acrescente a farinha, o amido de milho e o sal. Bata novamente. Pode ser necessário mexer com uma colher para incorporar os secos ao líquido.

3. O ponto da massa é bem cremoso, mais pra ralo do que pra grosso. Se você sentir que tá muito pesada, acrescente um pouco de água até ficar mais leve (vá testando, pois o tipo e tamanho dos ovos e da beterraba pode mexer na consistência da sua massa).

4. Unte uma frigideira com azeite ou manteiga e despeje 1 concha da massa no centro. Faça movimentos circulares com a frigideira para espalhar a massa, fazendo com que ela fique mais fininha. Deixe dourar até formar bolhas na superfície (mais ou menos uns 3 minutos em fogo médio), depois vire e doure por mais 2 minutos. Repita o processo até finalizar a massa.

5. Recheie com frango desfiado, carne moída, ricota temperada, queijo e presunto…

Rendimento: 10 panquecas

– Pra saber se a massa tá no ponto certo, leve para a frigideira uma pequena quantidade. Se você sentir que ela tá muito quebradiça ou pesada, acrescente um pouco mais de água.
– Dá pra congelar essas panquecas? Dá sim, depois de prontas e recheadas!
– E rola de guardar a massa na geladeira pra fazer depois? Rola, usando NO MÁXIMO no dia seguinte. 

Panquecas de Beterraba

Não deixem de visitar o site do INCA e da ANS para saber mais sobre o assunto. E espalhem a mensagem por aí!

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

4 Comentário

  • Ariane Gomes
    Posted 31/10/2016 08:57 0Likes

    Raquel, posso substituir a linhaça por aveia?

    • Raquel Arellano
      Posted 01/11/2016 17:47 0Likes

      Oi, Ariane!

      Não sei se vai mexer na textura da massa (pode ser que fique mais seca e quebradiça na hora de enrolar). De repente eu colocaria apenas 3 ou 4 colheres de aveia (você diz farinha de aveia, né?) pra não mexer muito na consistência.

  • Fabrício Galdino
    Posted 14/08/2017 16:40 0Likes

    Confesso que fiquei com receio quando fiz a primeira panqueca que quebrou. Fui pegando o jeito e ficou sensacional! Super recomendo =]

    • Raquel Arellano
      Posted 21/08/2017 10:59 0Likes

      O segredo é não fazer muito grossa, dá super certo! 😉

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.