Desbravando os encantos da Toscana

Viajar é uma das coisas mais legais desse mundo, fato. Por alguns dias, a gente tem a oportunidade de viver uma rotina completamente diferente. Seja viajando pelo Brasil ou pra outros países, é sempre muito interessante sair da nossa rotina e experimentar diferentes sabores e lugares. E é por isso que trago hoje aqui pro blog algumas dicas que a minha amiga Thaiana Mendes compartilha sobre sua última viagem pra Itália. Pelas fotos você já imagina “estou sonhando ou é vida real?”.

Ela fez questão de pesquisar lugares incríveis para conhecer e, principalmente comer. Aí é golpe baixo, né? Viagem + gastronomia = amor!

Desbravando os encantos de Toscana

por Thaiana Mendes

Vamos falar da minha última aventura gastronômica! Eu e maridon viajamos para a Toscana, que era simplesmente meu sonho dourado! Fiz questão de elaborar uma lista do que eu tinha que comer nessa viagem! Posso dizer que foram 4 dias de muita alegria!
Desbravando os encantos da ToscanaNossa cidade base foi Florença, de lá é bem fácil se locomover pra todas as cidadezinhas próximas. Nós já tínhamos um passeio agendando, e cerca de 1h depois de fazer o check in no hotel e deixar as malas, estávamos partindo pra Siena.

Siena é uma cidade linda, com arquitetura medieval, tudo maravilhoso! Chegamos lá e passeamos pelo centro da cidade e foi aí que começou a “orgia gastronômica”! Passamos por uma lojinha com muitas pizzas, um forno gigante na parede e uma atendente brasileira. Provei a especialidade da região que é uma pizza fechada de queijo e presunto, lembra um misto quente com uma crosta bem crocante por cima.

Lá as pizzas que compramos na rua, nessas lanchonetes pra comer no balcão, são preparadas em grandes tabuleiros e vendidas e quadrados grandes. Em alguns desses lugares você escolhe o tamanho da “fatia” e paga por peso.
Itália: desbravando os encantos de Toscana Itália: desbravando os encantos de Toscana

a minha cara de alegria – e todas as pizzas

Ainda na mesma calçada, parti pra sobremesa. E tinha que ser sorvete, é claro! Visualiza só aqueles sorvetes lindos, verdadeiras montanhas de sorvete, nas mais variadas cores e sabores… Eu me comprometi a experimentar pelo menos um sabor por dia e olha, não tive muito trabalho em cumprir minha promessa…Itália: desbravando os encantos de Toscana Itália: desbravando os encantos de Toscana

foi difícil escolher apenas um sabor…

Uma coisa que eu e marido sempre fazemos é tirar meia hora de nossos passeios pra sentar numa praça qualquer e tomar um vinho, se possível acompanhado de um queijinho. Na Europa é super tranquilo fazer isso em qualquer lugar, então nos sentamos na praça principal de Siena e ficamos lá tomando um vinho da região toscana comprado na pizzaria.

Saindo do centro da cidade, visitamos uma pequena vinícola familiar ali pela região. Fomos recebidos com um jantar harmonizado com vinhos locais mas dessa parte acabei não fazendo muitos registros pois estava focada em provar as comidinhas. Rolou uma entrada de bruschettas com salame típico da região, a finocchiona (que tem sementes de uma espécie de erva-doce selvagem e patê de fígado). Depois, rolaram dois pratos principais: uma lasanha e um prato de linguiça com feijões brancos e molho de tomate. A sobremesa ficou por conta do “cantuccine”, que é um biscoito duro de amêndoas que a gente molha no vinho doce e fica uma beleza!
Itália: desbravando os encantos de Toscana Itália: desbravando os encantos de ToscanaAh, uma curiosidade que aprendi nesse tour pela vinícola: o vinho da região da Toscana só ganha um selo de indicação geográfica e podem ser assim chamados se tiver o mínimo de 50% de uvas sangiovese e 100% de uvas italianas produzidas na região da toscana!

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.