Risoto de Pêra com Gorgonzola

Já postei algumas receitas de risoto aqui no blog e posso dizer que esse é um prato que faço de olhos fechados. O processo geralmente é o mesmo e pode ser que você troque uma coisinha ou outra (ao invés do vinho branco, usar espumante, cachaça, vinho tinto…) mas não tem muita coisa pra mexer. Sou muito fã de risoto, aliás.

Há alguns dias eu comi um risoto de pêra com gorgonzola num restaurante e fiquei com desejo de reproduzir em casa. Aproveitei uma ida ao Eataly de São Paulo pra trazer um arroz “italianão”, especialmente pra testar essa receita. Fiquei muito feliz com o resultado e já pensando na próxima vez (vou colocar umas nozes carameladas também, certeza que vai ficar divino).

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

Risoto de Pêra com Gorgonzola

Rendimento: 2 porções generosas.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz carnaroli*
  • 2 colheres de sopa (cheias) de manteiga
  • 1/2 cebola picada beeem miudinha
  • 1/4 de xícara de vinho branco seco
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 100 g de queijo gorgonzola
  • 1 pêra descascada e em cubinhos
  • 1 colher de chá de sal

* eu costumava fazer risoto com arroz arbório até ler um pouco mais sobre o assunto… descobri que o carnaroli possui mais amido e esse detalhe vai deixar nosso risoto ainda mais cremoso.

Modo de Preparo

1. Em uma panela, derreta 1 colher de sopa de manteiga e doure a cebola. É importante que a cebola não queime mas fique levemente translúcida. Feito isso, acrescente o arroz (SEM LAVAR, PELO AMOR DA DEUSA) e frite por uns cinco minutos, mexendo bem e sem deixar queimar.

2. Em seguida, despeje o vinho sobre o arroz. A panela tem que estar bem quente, é importante que role aquele chiado do vinho encostando no fundo, aquele “tssssss”. Quando ele evaporar, vamos começar o processo do caldo.

3. Assim que o vinho evaporar, acrescente conchas do caldo fervendo, de forma que cubra o risoto. Não é pra colocar o caldo todo de uma vez, viu? Cobriu o risoto, você vai ficar de olho, mexendo de vez em quando. Quando perceber que o caldo está secando, acrescente mais uma concha pra deixar “empapadinho”. Siga nesse processo por mais ou menos uns 20 minutos. Esse provavelmente vai ser o tempo de cozimento do seu risoto. O ponto é quando o grão estiver al dente (você morde e sente que está levemente durinho).

4. O risoto vai estar parecendo uma sopinha cremosa quando você retirá-lo do fogo. Nesse momento, acrescente o gorgonzola e a pêra. Tem que ser fora do fogo a finalização! Depois que o queijo estiver derretido, acrescente mais uma colher de manteiga e mexa. Aproveite para salgar.

Como já estou usando gorgonzola, dispensei o parmesão que geralmente usamos pra finalizar risotos. Mas se você quiser uma cremosidade extra, pode usar umas 2 colheres bem cheias (mas tem que ser parmesão ralado na hora, não o de saquinho).

Risoto de Pêra com Gorgonzola. Receita deliciosa, completinha em https://raquelicias.com.br/.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

6 Comentário

  • ana luiza
    Posted 01/07/2016 11:24 0Likes

    A pera entra totalmente crua no risoto? Não seria melhor dar uma caramelada nela antes, uma pré-cozida?

    • Raquel Arellano
      Posted 01/07/2016 11:55 0Likes

      Oi, Ana Luiza!

      A minha pêra estava super macia e achei desnecessário cozinhar previamente, já que ela acabaria desmanchando ao ser misturada no risoto. A ideia é que a gente possa sentir a textura da pêra no risoto, se você carameliza/cozinha na água, você acaba deixando a mesma muito mole e aí acaba com o efeito que queremos no prato. Tem gente que curte dar uma grelhada na frigideira, eu preferi fazer do jeito que fiz! 🙂

  • Fernanda
    Posted 25/02/2017 13:15 0Likes

    Oi Raquel!
    Ontem procurei no Google uma receita de risoto de pera e gorgonzola e achei a tua receita!
    Fiz e ficou fantástico! Obrigada pelas dicas! E continua postando mais!!!

    • Raquel Arellano
      Posted 02/03/2017 14:16 0Likes

      Que delícia de comentário, Fernanda! Que bom que gostou! <3

  • Daniele
    Posted 05/12/2020 17:25 0Likes

    Olá gostaria de saber qts porções rende e se posso substituir o vinho branco por outra coisa…

    • Raquel Arellano
      Posted 06/12/2020 14:52 0Likes

      Oi, Daniele! Conforme está descrito na receita, rende 2 porções generosas ou 4 caso você sirva como acompanhamento para outro prato. No lugar do vinho branco você pode usar cachaça. O álcool vai evaporar na cocção.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.