Estamos no mês de outubro, marcado por diversas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, que mata milhares de mulheres ao redor do mundo todos os anos. Ano passado, fiz um post bem completinho no meu outro blog, porém indico a página especial do INCA pra quem quiser saber tudo sobre a campanha e como podemos nos prevenir e ajudar outras pessoas.
É nesse clima de Outubro Rosa que dedico o post de hoje. Tinha essa receita salva há algum tempo nos meus arquivos e estava aguardando um momento especial para fazê-la. Nada mais justo do que assar um delicioso bolo (que na verdade é um pão) cor de rosa para que a gente faça uma pausa nem que seja por alguns segundos e discorra sobre o assunto.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Newsletter | TikTokO meu bolo/pão ficou menos rosa que o original. Também reduzi a quantidade de açúcar da cobertura – que acabou alterando a textura da mesma. Se você gosta de cerejas, precisa fazer essa receita. Se você não gosta, também precisa – vai mudar de ideia rapidinho. E se sobrar cobertura? Reserve para usar em outro bolinho pois fica deliciosa demais!

Bolo de Cereja
Receita do blog Tastes of Lizzy T’s
Rendimento: 8 porções
Ingredientes
- ¾ de xícara de açúcar
- ½ xícara de leite integral
- ½ xícara de óleo
- 1 ovo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó (para bolos)
- ¼ colher de chá de sal
- 200 g de cereja em calda (mais ou menos 2 potinhos daquela cereja marrasquino)
para a cobertura:
- 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1/3 xícara do caldo da cereja
- ½ colher de chá de essência de amêndoas (opcional)
Modo de Preparo
1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês (usei uma de 20 cm).
2. Em uma vasilha, misture o açúcar, leite, óleo e ovo. Em outra vasilha você vai misturar os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento e sal. Feito isso, acrescente os secos à vasilha dos líquidos e mexa até obter uma massa homogênea.
3. Escorra a calda da cereja e reserve. Pique as cerejas em pedaços bem pequenos, deixando alguns um pouco maiores. Misture as cerejas na massa e com uma espátula vá mexendo de forma que ambos se combinem.
4. Coloque a massa na forma e leve ao forno por mais ou menos 50 minutos. Faça o teste do palito para checar se está assado.
5. Enquanto isso, vamos preparar a cobertura. Basta misturar todos os ingredientes até obter um creme viscoso e aveludado. Eu não usei a essência de amêndoas na minha cobertura, porém acredito que acrescente ainda mais sabor e perfume. Sério, a cor e o sabor desse glacê são incríveis!
6. Depois de assado, deixe o bolo esfriar antes de tirar da forma. Jogue a cobertura por cima e espalhe com uma espátula. Reserve o que sobrar para regar um pouco mais sobre o bolo na hora de servir.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
Que delícia! Primeira vez que vejo um bolo de cereja que não é de chocolate! bjs!!
http://www.exitandosemh.com
É um bolo meio pão, bom demais! <3
Nossa, fiquei com MUITA água na boca! Bora testar essa receita aí! Obrigada 😀
Testaaaa! 🙂
O meu ta no forno agorinha, mas a massa não ficou tão líquida quanto o de bolo tradicional. É normal? E a calda não ficou tão vermelhinha e líquida. Ela ficou rosa e cremosa…
A massa fica mais espessa porque originalmente é um pão. Tá certinho! Você usou toda a quantidade de açúcar da receita? Normal ter ficado mais rosadinho! 🙂
Ficou bom o seu bolo-pão?
Oi Raquel!!
Minha calda ficou mais parecida com a da receita original (mas preferia que tivesse ficado como a sua rs).
Como sou vegetariana, tive dificuldade em encontrar uma cereja que não tivesse a coloração pela conchonilha (vermelho 40/carmin) e pode ser que isso tenha interferido no resultado.
Além disso, como a minha massa ficou BEM espessa, as cerejas não ficaram distribuídas no “bolo” todo, ficaram so na parte de cima hahaha…
Mas ficou bom sim!
Oi, Camila!
Eu não usei todo o açúcar sugerido pela receita original, por isso ela ficou mais rala e rosa/vermelha.
Sobre as frutinhas, você chegou a misturar na massa antes de despejar na fôrma? Elas acabam ficando distribuídas certinho! 🙂 Porém, o que importa é que você gostou do resultado final! <3
Oi Raquel!
Então, como a massa ficou meio densa, eu só coloquei por cima mesmo kkkk
Depois vou testar a receita de novo e te conto!
Oi Raquel. Fiz o bolo e ficou ótimo. Mas a calda ficou muito, mas muito doce. Açúcar puro. Onde errei? Coloquei duas xícaras de chá de açúcar de confeiteiro.
Oi, Maria! Não errou, não. A quantidade de açúcar na receita original (que não é minha) é essa mesmo. Talvez a calda de cereja já seja bastante doce também, então ficou “intragável”. Sinto muito por isso. Vou colocar essa observação para que outras pessoas fiquem ligadas na hora de fazer a calda.
Imagina Raquel! O bolo foi um sucesso e olha que sou ruim para fazer doce. Mas a calda ficou difícil de comer mesmo! rsrsrs
O próximo que farei é o de banana e já estou te seguindo no Instagram. Obrigada por responder!
Obrigada, Maria! Fico feliz! <3