Lemon Curd

Uma vez, pesquisando por recheios diferentes para bolos, encontrei uma receita de lemon curd. Achei o nome curioso e fui pesquisar mais sobre. Trata-se de um creme feito com ovos (gema, mais precisamente) e limão, muito usado com recheio, cobertura e até mesmo como acompanhamento, tipo uma calda, sabe?

Essa é uma receita feita com apenas uma panela e poucos ingredientes. O amarelo bem vivo é fruto das 8 gemas que vão nessa receita. A textura cremosa e aveludada é graças às 140g de manteiga utilizadas para fazer nosso lemon curd. Aqui, escolhi a manteiga Lurpak, que é muito saborosa e muito boa tanto para comer sozinha quanto para o preparo de alimentos. Vamos à receita?

Lemon Curd 

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de raspas de limão siciliano
  • 2/3 xícara de suco de limão siciliano
  • 8 gemas (não vamos usar as claras)
  • ¼ colher de chá de sal*
  • 140 g de manteiga Lurpak

PS: se você usar manteiga com sal, pode dispensar esse item dos ingredientes.

Lemon Curd. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

Modo de Preparo

1. Em uma panela média, fora do fogo, misture o açúcar, as raspas de limão e as gemas. Quando estiverem misturadas, acrescente o suco de limão e o sal.

Dica: para evitar aquele gosto forte de ovo na receita, sugiro peneirar as gemas antes de usar na receita. Deixe que elas escorram naturalmente pela peneira, sem esfregar pois assim você evita que as “pelinhas” passem pelo aramado.

Lemon Curd. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

2. Acrescente a manteiga em pedacinhos à mistura e leve ao fogo (temperatura média). Cozinhe, mexendo sem parar, até obter uma mistura espessa (vai levar aproximadamente 5 minutos). Para saber o ponto exato, mergulhe uma colher no creme e passe o dedo nas costas da colher: se conseguir fazer uma linha sem que o creme escorra, está pronto.

Lemon Curd. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

3. Retire a panela do fogo e continue mexendo até esfriar um tanto. Despeje a mistura em um bowl ou refratário (dê preferencia aos de vidro) e leve para gelar por pelo menos 3h.

Dica: para evitar a formação de nata, vamos cobrir com papel filme, diretamente sobre o creme.

Rendimento: 2 xícaras de lemon curd ou 400 g.

Lemon Curd. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.



O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.