Doce de Abóbora e Coco

Guardo nas minhas lembranças as inúmeras receitas que vovó fazia com abóbora. Ela usava praticamente tudo, inclusive a casca. Fazia petiscos com as sementes, cozidos e, é claro, doce. O doce de abóbora com coco era sua especialidade, sempre com coco fresco que a gente se divertia na hora de abrir.

Essa receita pra mim tem sabor de nostalgia. É simples e só pede uma doce de carinho e paciência.

Doce de Abóbora. Sobremesa típica do Brasil. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

Doce de Abóbora e Coco

Ingredientes

  • 500 g de abóbora (use a abóbora seca, também conhecida como pescoço, de preferência)
  • 2 colheres de sopa (cheias) de açúcar
  • 3 cravos da Índia
  • 1 rama de canela (opcional)
  • 100 g de coco ralado fresco
  • 1/4 de xícara de água

* não tem problema se você usar outro tipo de abóbora pra fazer seu doce… não é errado! Dá-se preferência pra abóbora seca pois ela é mais fibrosa, deixando a textura do doce melhor.

Modo de Preparo

1. Retire a casca da abóbora e corte em cubos pequenos. Caso você use alguma abóbora de outro tipo, dispense também as sementes.

2. Em uma panela, acrescente a abóbora com o açúcar e os cravos (e a canela, se você usá-la na sua receita). Em fogo médio, mexa os ingredientes até que a abóbora comece a soltar água. Daí, diminua o fogo para baixo, tampe a panela e deixe cozinhar. PS: a abóbora vai soltar bastante água durante esse processo mas pode ser necessário acrescentar um tico d’água caso não seja suficiente. 

3. Deixe cozinhar por mais ou menos uns 20 minutos. A abóbora vai amolecer a ponto de você conseguir amassá-la com a própria colher. Quanto mais você cozinhar, mais apurado fica o sabor.

4. Quando a abóbora estiver bem molinha, desmanchando, acrescente o coco ralado e mexa um pouco mais, para misturar bem.

5. Deixe cozinhar por 10 minutos e apague o fogo. Retire os cravinhos e reserve. Sirva com sorvete, queijo ou coma puro mesmo.

Doce de Abóbora. Sobremesa típica do Brasil. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

Rendimento: 4 porções

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.