Tâmaras Recheadas

Certa vez, recebi um pacote de delícias das arábias, enviado pela Ana Karina, que mora em Dubai. Em meio a especiarias e ingredientes pouco comuns na nossa culinária, veio um pacotinho de chocolates. Eram tâmaras recheadas com amêndoas e cobertas com chocolate. Queria ter tirado uma foto do pacote, dos chocolates, mas… olha, não deu. Tudo acabou em alguns minutos.

Daí pensei: não deve ser difícil de fazer, né? Vou tentar. Deu certo, ficou ótimo e ainda recomendo dar de presente pros amigos, porque fica parecendo um bombom. É só colocar numa caixinha ou pacotinho, que tá lindo!

tamarasamendoas_gordelicias3

Tâmaras Recheadas

Ingredientes

  • 450g de tâmaras secas
  • 100g de amêndoas torradas
  • 250g de chocolate meio amargo
  • Flor de sal [opcional]

tamarasamendoas_gordelicias1

Modo de Preparo

  1. Se suas amêndoas não vierem torradas, como foi o meu caso, comece por elas. Prefiro fazer na frigideira, mas se tiver prática, pode fazer isso no forno. Para torrar as amêndoas na frigideira, é só aquecê-las, não esquecendo de mexer. É importante que todas as amêndoas estejam em contato com a frigideira: nada de 2 camadas. Quando começar a sentir um cheiro diferente [na minha opinião, cheiro de pipoca, mas pode ser alucinação] e ver que as casquinhas das amêndoas estão mudando de cor… tá pronto. Em caso de dúvida, prove.
  2. Corte cada tâmara no sentido do comprimento e encaixe uma amêndoa torrada dentro. As tâmaras secas são maleáveis, então não se preocupe que você vai conseguir recheá-las direitinho.
  3. Todas as tâmaras recheadas? Hora de derreter o chocolate. Eu prefiro picar o chocolate e aquecer em banho maria. Se você é do tipo que prefere o microondas, fique à vontade. Cuidado apenas para não deixar água cair no chocolate. Não sei bem o que acontece, mas dá errado.
  4. Cubra as tâmaras com o chocolate. Eu faço assim: jogo algumas tâmaras no chocolate, “pesco” com a ajuda de 2 garfos – sem espetar as tâmaras, e coloco o bombom pronto pra esfriar em cima de um pedaço de papel manteiga.tamarasamendoas_gordelicias2
  5. Se for salpicar flor de sal, a hora é agora, enquanto o chocolate ainda não endureceu.
  6. Deixe que os bombons endureçam e pode atacar!

tamarasamendoas_gordelicias5

Esta receita rende cerca de 80 tâmaras recheadas.

Obrigada por me apresentar essa delícia, Ana Karina!

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.