Yonanas: a máquina de sorvete de frutas

Há algumas semanas, recebi um convite irrecusável: conversar pessoalmente com Eileen McHale, a co-criadora da Yonanas. “Yo o que, Raquel? Explica esse trem ae!” YONANAS! Já ouviram falar? É aquela máquina de sorvete que usa frutas congeladas como base (em especial bananas, por isso o nome sugestivo). Fiquei ansiosa pelo encontro, afinal não é sempre que a gente tem uma oportunidade bacana dessas, certo?

Esse post rendeu tantas “vírgulas” e ficou tão grande na minha cabeça que o dividi em duas partes: a 1ª delas vai apresentar a vocês a Yonanas. Recebi muitas perguntas e dúvidas quanto publiquei algumas fotos no Instagram, então achei bacana fazer algo mais completo. Já a 2ª parte do post vai trazer uma receita em vídeo, bem básica, pra vocês conhecerem o produto em ação. Esse vai pintar aqui no blog semana que vem.

.

Antes de falar da Yonanas, gostaria de falar um pouco sobre a Eileen McHale. Formada pela Florida International University, ela passou boa parte da vida se dedicando a iniciativas ligadas ao meio ambiente, sempre tendo como grande preocupação a questão da alimentação. Além de co-fundadora da Yonanas, é também co-fundadora da Healthy Foods LLC, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores que permitem às pessoas terem uma vida mais saudável??. Foi com essa preocupação que surgiu a ideia de criar um eletrodoméstico inovador, que tivesse a capacidade de transformar frutas em uma deliciosa sobremesa, como o sorvete. Quem não gosta de sorvete, não é mesmo? Porém, nem todos podemos comê-lo, já que boa parte deles ou leva leite ou leva açúcar.

Alimentação e meio-ambiente

Durante nosso papo, Eileen destacou diversas vezes a preocupação com a alimentação, não somente no que tange à saúde e bem estar mas também no que diz respeito ao meio ambiente. Será que fazemos um consumo consciente dos alimentos no Brasil? Essa é uma preocupação da população na hora de escolher os ingredientes de suas refeições ou não há tempo para pensar/educar o povo em relação ao assunto? Fiquei com essas perguntas praticamente durante todo o tempo em que conversamos sobre Yonanas e também sobre comida. É aquele momento em que acende uma luz na nossa cabecinha e ao olharmos para nossas geladeiras, nossos armários de alimentos, muitas vezes já encontramos as respostas, não é mesmo?

Mudar os hábitos alimentares é dureza, a gente sabe. Muitas vezes não temos tempo para comprar alimentos frescos ou mesmo preparar uma refeição em casa. Na pressa, a gente apela para industrializados, fast food… Se você mora já é complicado, imagina tendo filhos para cuidar? Não dá pra ficar no macarrão instantâneo. Foi pensando nisso que Eileen passou a realizar um trabalho mais efetivo. Fez curso de culinária, passou a ser personal chef, ensinando famílias a cozinhar sua própria comida de forma saudável e criativa, elaborou produtos com essa pegada “natureba-delícia”. E foi assim que nasceu a Yonanas.

Como funciona essa tal de Yonanas?

O produto se assemelha a um processador, uma espécie de moedor que chega a ser um tiquinho barulhento mas nada que seja insuportável (até porque é super rápido o negócio). Ali dentro, há uma lâmina que gira de forma tão rápida que ao “processar” a fruta congelada, cria uma emulsão e o sorvete acaba ganhando aquela textura que a gente tanto ama. Claro, é preciso utilizar frutas que tenham mais massa como banana, manga, polpa congelada de açaí, morango… E para dar um toque especial, é só mesclar com outras frutinhas e também ingredientes como leite de coco congelado, iogurte…

“Sabemos que o Brasil tem diferentes tipos de frutas em todo o país, isso é ótimo para criar as mais diferentes receitas de uma maneira saudável e divertida. Desde bananas até o açaí, quanto mais variados e autênticos os ingredientes, melhor.” Ou seja: dá pra viajar na hora de fazer sorvete.

Sabe aquela banana que já tá começando a ficar com a casca pintadinha? Separa essas belezuras, leve pro freezer em saquinhos. Vai ser a base de boa parte dos seus sorvetes, e nem precisa adicionar açúcar.

Review: Yonanas | Gordelícias

Review: Yonanas | Gordelícias

Manga com abacaxi

Review: Yonanas | Gordelícias

Morango com banana

Review: Yonanas | Gordelícias

Banana com chocolate e menta (MELHOR SABOR, SOCORRO)

Qual a diferença dessa Yonanas para um processador ou liquidificador?

Aqui em casa tenho um processador super bacana que processa até pedra. Já fiz alguns sorbets nele e até mesmo o sorvete de banana. Posso dizer com todas as letras que o tipo de sorvete feito na Yonanas é diferente de liquidificador e processador. Talvez pela velocidade em que a lâmina triture o alimento, a maneira como ele sai da máquina, a textura é completamente diferente. Dependendo das frutas que você utilizar, ele acaba ficando um pouco mais consistente mas posso afirmar: não sai papa dele.

Há algum truque para congelar as frutas e obter a textura perfeita?

O ideal é deixar a sua fruta congelada cerca de 2 minutinhos em temperatura ambiente para obter o ponto certo. Se houver cristais de água em torno da fruta, pode tirar o excesso com um guardanapo. Daí é só colocar na Yonanas e mandar bala.

E dá pra fazer alguma coisa além de sorvete com banana? 

Como disse ali em cima, é importante que você use sempre uma fruta com mais “massuda” pra poder fazer a base do seu sorvete. A banana funciona muito bem mas você pode acabar enjoando ou não curtir muito, certo? Há como utilizar outras frutinhas, porém vai mexer na textura do sorvete – o que não é ruim, no fim das contas. Dá pra fazer sorbets e até mesmo picolés (processa a fruta congelada na Yonanas e depois coloca a “massa” na forminha de picolé). Dá até pra colocar uma cachacinha na hora de fazer o sorvete e o resultado pode ser surpreendente, viu? Imagina um sorbet de caipirinha? Olha eu dando ideia!

Veredito final: vale a pena comprar mais essa traquitana?

Minha resposta é: SIM! Se você tem filhos pequenos: é uma excelente maneira de inserir frutas na dieta das crianças. Quando eu era pequena, era super enjoada pra comer e minha mãe fazia muitas vitaminas, que eu achava deliciosas. Certamente se tivesse uma sorveteira dessa, teria aproveitado muito. Se você é vegetariano ou vegano, também é uma ótima opção pois não é necessário usar derivados de leite para engrossar o sorvete (tudo natural). Se você é intolerante à lactose ou diabético, terá em mãos um aliado na hora de preparar sobremesas (e isso é muito bom)!

>> Para saber especificações técnicas & valor do produto, clique aqui.

.

Esse post não é um publieditorial. Recebi o produto da assessoria para apreciação. Agradecimentos especiais à Simone Barros, pelo convite e pelo equipamento que recebi com tanto carinho; Julia Morales, pelo apoio; Eileen McHale, por ter sido tão carinhosa e atenciosa em uma tarde linda de frente para o mar de Copacabana.

Review: Yonanas | Gordelícias

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.