Croutons

Quando saí da casa dos meus pais, fui obrigada a gerenciar todo o funcionamento do meu novo lar. Porque é aquela, não tem mãe nem pai pra fazer o supermercado, dar aquela sondada na despensa pra ver se tá tudo na validade, avaliar o que deve ser consumido logo, pensar na receita pra utilizar aqueles produtos… Já tinha uma boa noção dessas coisas pois minha mãe sempre fez questão de explicar tudo, ensinar… Tanto pra mim quanto para o meu irmão, que fique claro (mamãe nunca foi machista nesse sentido, de atribuir somente para a mulher o papel de “dona do lar”).

Claro que a gente acaba escorregando um pouco no começo e até depois de um tempo. Nem sempre damos conta de utilizar tudo em tempo, principalmente quando estamos falando de perecíveis, e assim acabamos mandando alguma coisa pro lixo. Sempre fico triste quando jogo fora um alimento porque né, tem tanta gente passando fome por aí. Por isso, estou sempre pensando em como utilizar ao máximo as coisas que compro aqui pra casa.

Dessa forma, surgiram esses croutons. Havia um pacote de pão de forma já vencendo e não queria comer sanduíche ou fazer torta, embora seja uma ótima maneira de dar cabo de um pacote já em vias de vencer. Havia uma panela de sopa-creme de lentilha (em breve pinta aqui no blog) e eu queria dar aquele “croc” na sopinha, não havia torradas para acompanhar mas havia a possibilidade de fazer croutons salgadinhos e amanteigados. Assim nasceram essas belezinhas, que ensino a vocês agora.

Como Fazer: Croutons | Gordelícias

Croutons

.

Ingredientes

  • 4 fatias de pão de forma (gosto de usar pão integral porque as sementinhas deixam os croutons ainda mais crocantes)
  • 2 colheres de sopa de manteiga (bem cheia, temperatura ambiente)
  • Orégano e outros temperos verdinhos a gosto (opcional)

Modo de Preparo

1. O primeiro passo é cortar os nossos pães em quadradinhos pequenos e mais ou menos na mesma proporção. Eu comecei fatiando o pão, com casca e tudo, depois cortando menorzinho, mais ou menos 2 cm x 2 cm.

2. Em uma frigideira bem quente, derreta a manteiga. Parece que é muito mas é o suficiente para a quantidade de croutons que vamos fazer (a partir de 4 fatias). Com a manteiga já derretida, doure os croutons na manteiga, de forma que todos recebam a manteiga por igual.

3. Com os croutons levemente dourados, vamos secá-los em forno bem baixinho, a 160ºC. Não queremos torrá-los, apenas dar aquela tostada básica. Dez minutos é tempo suficiente. Caso queira dar um sabor a mais, vale salpicar orégano ou outras ervas secas (tomilho, alecrim, salsinha) na hora do forno.

4. Retire os croutons do forno e deixe esfriar. Sem seguida, armazene em pote hermético para conservá-los por mais tempo! Dura mais ou menos 5 dias.

Como Fazer: Croutons | Gordelícias

*** Pra quem quiser assistir a receita em vídeo, é só clicar aqui ***

Rendimento: 200 gramas.

Tempo de preparo: 40 minutos

O que achou?

2 Comentário

  • Trackback: Receita de Croutons | Casamenteiras
  • Natalia
    Posted 03/03/2015 16:19 0Likes

    Essas torradinhas são a salvação. Adoro! Aqui em casa fazemos as rodelinhas de filão e temperamos com sal, azeite, vinagre e orégano. Mas vendo estas com manteiga, tenho certeza que devem ficar divinas!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.