Sopa Francesa de Cebola

Quando eu vi que não tinha sopa de cebola no blog, quase caí pra trás! Mas… daí lembrei que a Raquel Arellano não ama cebola e resolvi me jogar nessa receita que eu tanto amo.

A primeira vez que tomei essa sopa foi num momento de larica de uma madrugada fria quando eu morava na Alemanha. Estranhamente, isso é o que é servido nas barraquinhas de rua quando seu corpo pede um podrão. Sopa de cebola e vinho quente é amor em forma de calor no inverno europeu.

Já fiz essa receita como entradinha pra jantar francês lá em casa e foi sucesso absoluto mesmo entre os que normalmente não comem cebola. A sopa fica adocicada e tem o toque do queijo gratinado… Hummm… Até babei aqui.

Sopa Francesa de Cebola

sopadecebola2_gordelicias

Ingredientes

  • 1 kg de cebolas “normais”, de casca amarela. Se tiver do tipo doce, umas mais achatadinhas, melhor!
  • 50g de manteiga sem sal
  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Pedaços de pão
  • Queijo Gruyère ralado
  • Sal, pimenta e noz moscada a gostosopadecebola1_gordelicias

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as cebolas em fatias ou rodelas finas.
  2. Em uma panela grande, caramelize as cebolas na manteiga. No começo, vai parecer MUITA cebola, mas ela vai murchando e caramelizando e ficando delícia. Mantenha o fogo baixo pra não queimar. Esta receita é bem simples, mas exige dedicação no preparo, tipo um risoto. Não deixe de mexer.
  3. Quando a cebola tiver bem caramelizada e reduzida a praticamente 1/3 do volume inicial, adicione a água [ou caldo de legumes natural] e tempere sua sopa. Não recomendo muitos temperos pesados como curry, páprica e tal. O bom e velho sal e pimenta dão conta do recado e a noz moscada completa o tchan do sabor.
  4. Deixe a cebola caramelizada cozinhar um pouco e acrescente a farinha de trigo pra dar uma engrossada.
  5. Enquanto sua sopa engrossa coloque umas fatias de pão para torrar de leve no forno. Pode ser pão dormido, pão de forma – qualquer pão. A ideia é que ele não esteja muito mole, pra não absorver a sopa. Por isso vamos dar uma torradinha pro pão criar uma crosta crocante.
  6. Sopa devidamente engrossada e pão pronto, sirva a sopa em porções individuais [a quantidade vai variar se a sopa estiver sendo servida como entrada ou prato principal] e coloque uma fatia de pão em cima. Pra que? Pro queijo gratinar e não afundar. Isso mesmo: salpique o queijo ralado e leve as porções individuais ao forno.
  7. Sua sopa estará 100% quando o queijo estiver derretido e lindo.

Recomendo colocar as porções individuais pra gratinar dentro de uma forma para evitar derramamento de sopa no seu forno.

Esta receita rende 3 porções generosas no caso de prato principal e 5 mini porções no caso de entradinhas menores.

O que achou?

6 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.