Sopa Cremosa de Batata Doce com Linguiça e Gengibre

Há alguns dias rolou um frio bacana aqui no Rio e a gente corre logo pra umas comidinhas mais quentinhas e fáceis de fazer (principalmente pra não ter muita louça pra lavar depois – é terrível lavar louça no frio, né?). Cruzei com essa sopa cremosa de batata doce com linguiça e gengibre no Snapchat, quando a Bia Lombardi postou. Corri pra geladeira, vi que tinha os ingredientes e mandei ver.

A minha receita tem uns acréscimos e você pode ficar a vontade para fazer os seus ajustes. Quem não quiser linguiça, pode simplesmente tirar da receita, ou trocar por bacon, tofu defumado… E não façam cara feia pra batata doce em forma de sopa, ainda mais com gengibre. Essa é uma combinação que dá samba, e que samba.

Sopa Cremosa de Batata Doce. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

Sopa Cremosa de Batata Doce com Linguiça e Gengibre

Ingredientes

  • 2 unidades de batata doce (média)
  • 1 litro e 1/2 de água filtrada
  • 1/2 cebola picada grosseiramente
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 linguiça calabresa picada
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1/4 de xícara de ervilha fresca (opcional)
  • 1 pitada de pimenta do reino (opcional)

Modo de Preparo

1. Faço essa receita em três etapas: cuido primeiro do cozimento das batatas e em paralelo douro a linguiça. Depois, junto tudo e o resultado é uma alquimia interessante e ousada.

Em uma panela grande, cozinhe a batata doce com a cebola e o gengibre. Quando a batata estiver macia, reserve o caldo e processe os sólidos. Vá acrescentando o caldo até obter um creme. A quantidade de caldo vai determinar a cremosidade que você quer.

2. Em paralelo, vamos dourar a nossa linguiça. Eu costumo tirar a “pelinha” da linguiça e corto em cubinhos, fica mais saboroso quando agregamos o ingrediente à sopa. Não deixe a linguiça queimar.

3. Por fim, volto o creme para a panela, acrescento a linguiça e aqui podemos incluir ervilha fresca, pra dar um plus. Fica gostoso colocar alho poró também (de preferência refogado na gordurinha da linguiça).

Posso fazer sem a linguiça, Raquel? Pode. A graça dessa sopa é a combinação batata doce + gengibre. Os demais ingredientes são apenas complemento.

E se quiser dar um charme a mais na hora de servir, triture grosseiramente um pouco de castanha por cima com um fio de azeite!

Sopa Cremosa de Batata Doce. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

Rendimento: 2 porções fartas.

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.