Merengue de Caqui

Sempre vou à eventos de indústrias têxteis (sou estilista pra quem não sabe), e esses eventos são sempre regados a muitas comidinhas deliciosas. Há anos fui em um que tinha como uma das sobremesas uma espécie de merengue de caqui. Nunca tinha comido, me apaixonei, e nunca mais comi ou sequer vi.

Meu sogro trouxe uma caixa cheia de caqui essa semana, e relembrei daquele doce de anos atrás e resolvi testar pra ver se ficava bom e também pra desencalhar os caquis maduros.

Fiz algumas adaptações, mas seguindo a base do Merengue de Morango que não tem erro. Pra quem gosta da fruta, é uma deliciosa opção!

Merengue de Caqui

merengue-caqui_gordelicias1

Ingredientes

  • 4 caquis maduros (fiz com o caqui rama-forte, o vermelhinho)
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 100g de açúcar
  • 100g de suspiro
  • 1/4 de laranja

Modo de Preparo

  1. Na batedeira, bata o creme de leite gelado (deixe pelo menos 3 horas antes na geladeira), o açúcar e 1/4 da laranja espremida até formar o chantilly. O ponto exato é quando ao levantar a batedeira, o creme não escorrer. Nessa receita eu preferi deixar o chantilly mais mole, como se fosse um creme, mas é questão de preferência.
  2. Corte delicadamente os caquis em pedaços pequenos e reserve. Não é necessário tirar a casca, já que é bem fininha.
  3. Em um recipiente quebre os suspiros grosseiramente com a ajuda de uma faca.
  4. A montagem é simples: uma camada de chantilly, uma camada de caqui e uma camada de suspiro. Repita o processo finalizando da maneira que quiser. Eu achei fofo finalizar com um suspiro inteiro.

Dica: Sirva logo em seguida. O caqui é uma fruta que contém muito líquido, então a aparência depois de algumas horas perde a graça e também murcha o suspiro.

Rende 6 porções como na foto.

merengue-caqui_gordelicias3

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.