Quando eu vi que não tinha sopa de cebola no blog, quase caí pra trás! Mas… daí lembrei que a Raquel Arellano não ama cebola e resolvi me jogar nessa receita que eu tanto amo.
A primeira vez que tomei essa sopa foi num momento de larica de uma madrugada fria quando eu morava na Alemanha. Estranhamente, isso é o que é servido nas barraquinhas de rua quando seu corpo pede um podrão. Sopa de cebola e vinho quente é amor em forma de calor no inverno europeu.
Já fiz essa receita como entradinha pra jantar francês lá em casa e foi sucesso absoluto mesmo entre os que normalmente não comem cebola. A sopa fica adocicada e tem o toque do queijo gratinado… Hummm… Até babei aqui.
Sopa Francesa de Cebola
Ingredientes
- 1 kg de cebolas “normais”, de casca amarela. Se tiver do tipo doce, umas mais achatadinhas, melhor!
- 50g de manteiga sem sal
- 1 litro de água
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- Pedaços de pão
- Queijo Gruyère ralado
- Sal, pimenta e noz moscada a gosto
Modo de preparo
- Descasque e corte as cebolas em fatias ou rodelas finas.
- Em uma panela grande, caramelize as cebolas na manteiga. No começo, vai parecer MUITA cebola, mas ela vai murchando e caramelizando e ficando delícia. Mantenha o fogo baixo pra não queimar. Esta receita é bem simples, mas exige dedicação no preparo, tipo um risoto. Não deixe de mexer.
- Quando a cebola tiver bem caramelizada e reduzida a praticamente 1/3 do volume inicial, adicione a água [ou caldo de legumes natural] e tempere sua sopa. Não recomendo muitos temperos pesados como curry, páprica e tal. O bom e velho sal e pimenta dão conta do recado e a noz moscada completa o tchan do sabor.
- Deixe a cebola caramelizada cozinhar um pouco e acrescente a farinha de trigo pra dar uma engrossada.
- Enquanto sua sopa engrossa coloque umas fatias de pão para torrar de leve no forno. Pode ser pão dormido, pão de forma – qualquer pão. A ideia é que ele não esteja muito mole, pra não absorver a sopa. Por isso vamos dar uma torradinha pro pão criar uma crosta crocante.
- Sopa devidamente engrossada e pão pronto, sirva a sopa em porções individuais [a quantidade vai variar se a sopa estiver sendo servida como entrada ou prato principal] e coloque uma fatia de pão em cima. Pra que? Pro queijo gratinar e não afundar. Isso mesmo: salpique o queijo ralado e leve as porções individuais ao forno.
- Sua sopa estará 100% quando o queijo estiver derretido e lindo.
Recomendo colocar as porções individuais pra gratinar dentro de uma forma para evitar derramamento de sopa no seu forno.
Esta receita rende 3 porções generosas no caso de prato principal e 5 mini porções no caso de entradinhas menores.
6 Comentário
Raquel Arellano
Eu, que não gosto de cebola, desejei essa sopa.
raqz
hahahahaha
mas é boa mesmo!
Fernanda Drummond
raquel, querida, amando suas receitas, vou fazer todas, mas pfvr me diz um queijo menos milhonário pra substituir o gruyère, que se não vou à falência! 😉
Guta Kazi
vou tentar fazer a sopa, amo suas receitas, amo amo
Raquel Arellano
As receitinhas da Raquel Loback são muito boas!