Alfajor de Maizena

Alfajor de Maicena

Imagem via La Cocina del Topino

Janeiro é mês de férias. Claro, a gente sabe que nem todo mundo tá em casa nesse momento assistindo TV. Ou viajando. Mas a julgar pelo trânsito, que sempre melhora horrores até o momento “volta às aulas”, sabemos que janeiro é o mês que a galera aproveita pra tirar os 30 (ou 20) dias de descanso.

Se você vai viajar para o exterior, mais precisamente pra Argentina, esse post é pra ti. Se você não vai viajar, esse post também é pra você – sentir o gostinho e já se animar para uma trip em breve. Comidinhas do Mundo no ar, por Thaiana Mendes.

***

Quando minha irmã foi pra Buenos Aires em agosto, ela trouxe um pacotinho de um doce comprado numa banca de jornal, super baratinho (6 pesos). Minha mãe ficou apaixonada pelo doce, pena que só tinha um pacotinho. Recentemente estive no país hermano e já sabendo da “boa”, tive como missão trazer muuuitos pacotes!
Era um docinho meio alfajor, meio bem casado, meio macarron, não sabia o seu nome exato, só sabia como era a carinha dele. Como estava hospedada na casa de amigos argentinos, pedi para que eles me ajudassem a encontrar o tal doce. Acabei descobrindo depois de uma visita ao mercado que eles são conhecidos lá como “alfajor de maicena”.
Acabei comprando uns seis pacotinhos do docinho e pra minha sorte, e da minha mãe, ganhei também a receita do mesmo. Minha querida amiga e anfitriã tem o costume de fazer essa delícia pras festinhas do filho dela e me deu a receita!

Alfajores de Maizena

Receita diretamente da Argentina

Ingredientes

  • 5 gemas
  • 1 ovo
  • 200 gr. açúcar
  • 150 gr. manteiga sem sal
  • casca de limão
  • 350 gr. amido de milho (maisena)
  • 150 gr farinha de trigo
  • 2 col. chá fermento em pó
  • Doce de leite e coco ralado para rechear

Modo de Preparo

  1. Colocar a farinha, o açúcar, o amido de milho, o fermento em pó e misturar.
  2. Adicionar a manteiga mole, misturar. Adicionar as gemas e o ovo. Amassar um pouco.
  3. Esfriar no congelador ate ficar em ponto de abrir a massa.
  4. Colocar numa superfície fria, esticar a massa cortar em círculos, assar em forno 160 graus, ate ficarem dourados.
  5. Quando estiverem frios rechear com o doce de leite e colocar o coco ao redor.

***

Tá indo viajar? Comeu em algum lugar maravilhoso “além-mar” e quer compartilhar aqui no blog? Mande a sua aventura gastronômica pra gente! É só escrever para contato(@)gordelicias.biz (sem parênteses, beleza?).

O que achou?

2 Comentário

  • Carol Araldi
    Posted 18/01/2013 00:52 0Likes

    ma-ra-vi-lho-so to sem palavras, muito obrigada por mandarem a receita, fazia um tempão que eu queria, fiz, e ficou uma delicia!!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.