Os benefícios da Cafeína para a prática esportiva

Tenho lido bastante sobre café. Conhecimento nunca é demais e acredito que estamos nessa vida pra aprender mais e mais, todos os dias. Não é novidade que o café se tornou um aliado de praticantes de esporte, já que contém uma concetrada dose de cafeína. Pensando nisso, convidei a minha nutricionista e amiga Thamires Mota, da Esportiva – Nutrição pra quem se movimenta, pra falar sobre os benefícios desse componente para a prática esportiva.

Os benefícios da Cafeína para a prática esportiva

A cafeína tem sido utilizada como estimulante por praticantes de atividade física de diversas modalidades por promover o que chamamos de efeito ergogênico. Esse efeito é responsável pela diminuição dos sintomas da fadiga e melhora da performance. O uso da cafeína é indicado para praticantes de atividades físicas de força ou atividades de longa duração, tais como o ciclismo e a corrida.

Os benefícios da cafeína para a prática esportiva. Leia mais em https://raquelicias.com.br/.

Onde podemos encontrar cafeína?

A cafeína pode ser encontrada em fontes alimentares como o café preto, chás (verde, preto, erva forte) e no guaraná em pó. Essas fontes de cafeína são as mais indicadas para consumo antes da atividade física de longa duração – como, por exemplo, a corrida – por possuírem boas quantidades de cafeína e baixa toxicidade.

A fonte mais conhecida e mais consumida de cafeína é o café preto. A bebida possui uma excelente concentração dessa substância e é facilmente aceita pela população. Existem cafés que são modificados e enriquecidos para possuírem um teor maior de cafeína em sua composição. E também existem aqueles aos quais são adicionados alimentos ou condimentos para a melhora do efeito ergogênico do café. Uma combinação que tem sido bastante utilizada é a junção do café preto com o óleo de coco. Já ouviram falar em bulletproof coffee? É esse aí com óleo de coco!

Mas será que fica bom? E qual seria a função do óleo de coco? Funciona mesmo?

O óleo de coco é um triglicerídeo de cadeia média que pode promover a saciedade e inibição da fome; entretanto, atualmente não existem comprovações científicas de que o uso do óleo de coco no café preto melhore a performance na atividade física, aumente o efeito ergogênico ou promova o emagrecimento.
Existem também no mercado suplementos de cafeína em forma de capsulas, géis ou bebidas energéticas. O uso destes suplementos requer mais atenção devido as suas altas doses de cafeína, e o uso dos mesmos deve ser prescrito e orientado por um profissional Nutricionista.

.

:: Thamires Mota é Nutricionista especializada em nutrição esportiva e Fisiologia do exercício na Esportiva – Nutrição Pra Quem Se Movimenta ::

 

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.