Kibe de Grão de Bico

Um vício chamado kibe.

Depois que descobri que posso fazer kibe vegetariano sem soja, ninguém me segura! Rende, é fácil de fazer e ainda pode ser congelado!

A receita de hoje foi adaptada do blog Dedo de Moça. Eu tentei fazer igualzinho, usando uma pasta de grão de bico como recheio, mas como eu imaginei, não deu muito certo. Então fiz do meu jeito.

Kibe de Grão de Bico. Versão veggie deliciosa, pra deixar todo mundo salivando de vontade. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

Kibe de Grão de Bico

Receita do blog Dedo de Moça.

Ingredientes

  • 1 xícara de trigo para kibe
  • 2 xícaras de grão de bico cozido
  • 1 cebola picada
  • 1 pimentão vermelho ou amarelo picado
  • 1 tomate grande picado [sem sementes]
  • 1 cenoura grande ralada
  • 1 colher de chá de molho de pimenta
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1/2 xícara de hortelã fresca picada
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque o trigo em uma tigela e acrescente água morna somente até cobrir os grãos. Deixe descansar por cerca de 15 minutos.
  2. Enquanto o trigo hidrata, processe o grão de bico até que ele fique picadinho do tamanho de grãos de arroz. Não queremos uma pasta e não queremos pedaços muito grandes. Se seu grão de bico estiver quente, pode esmagar os grãos com um amassador ou com um garfo se estiver com disposição. Reserve.
  3. Em uma panela média, doure a cebola no azeite até que ela esteja macia e começando a dourar nas bordas. Diminua o fogo para médio-baixo e acrescente então o pimentão. Mexa por cerca de 2 minutos e acrescente então o tomate, a cenoura e o grão de bico processado. Continue mexendo até que os legumes estejam cozidos e os sabores incorporados.
  4. Por último, acrescente o molho de pimenta e o sal. Vá colocando aos poucos e provando sempre. Desligue o fogo.
  5. Trigo devidamente hidratado, é hora de misturá-lo ao grão de bico que acaba de sair do fogo. Uma colher de pau é de muita ajuda nesta hora. Quando tiver misturado bem todos os ingredientes, acrescente as folhas de hortelã e prove uma última vez para corrigir o sal e a pimenta.
  6. Unte um refratário com azeite e coloque a massa do kibe com até no máximo 2 dedos de altura. Pressione bem a massa para que fique o mais compacta possível.
  7. Faça uma misturinha com 1 colher de sopa de azeite para 2 de molho de soja e pincele a parte de cima do kibe. Esse é o truque pra melhorar a cor do kibe.
  8. Leve o refratário ao forno médio preaquecido por cerca de 40 minutos ou até que a superfície do kibe esteja dourada e sequinha.

Sirva com arroz, salada ou simplesmente com seu molho favorito.

kibegraodebico_gordelicias1

Rendimento: 6 porções.

Tempo de preparo: 1h30

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.