Vanillekipferl – Crescentes de Baunilha

A Raqzzz já esteve aqui no Gordelícias algumas vezes, com receitas pra lá de gostosas e apaixonantes, e também indicando conteúdo especial pra vocês.

Enfim, eu sempre me rasgo toda pra falar de pessoas que moram no meu coração! Hoje, a Raqzzz (minha xará) vai dividir com todos nós um segredinho alemão. Ela, que é super viajada, teve o prazer de passar um Natal no referido país e compartilha com os leitores do Gordelícias uma tradição muito bonita e saborosa! Se acomode na cadeira e embarque com a gente!

***

Na Alemanha, há uma tradição muito legal no Natal: as pessoas se dão biscoitos de presente. Biscoitos comprados não são permitidos. Cada família possui suas receitas típicas e especiais. Assim, ao invés de sair pra comprar presentes, a galera toda vai pra cozinha [que lá é uma delícia quentinha num frio certamente negativo]!

Eu sou viciada em doces. Natal na Alemanha pra mim foi uma das maiores perdições do universo! Tive o prazer de estar hospedada na casa de uma família muito tradicional e querida, que gentilmente cedeu algumas receitinhas como a destes biscoitinhos que resolvi assar pros colegas Alemães do escritório: Vanillekipferl ou crescentes de baunilha.

Vanillekipferl – Crescentes de Baunilha

Ingredientes

250g de farinha de trigo peneirada
200g de farinha de amêndoas [ou amêndoas finamente processadas]
125g de açúcar refinado peneirado
125g de açúcar de confeiteiro peneirado
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa de essência de baunilha
2 gemas
uma pitada de sal
Filme plástico
Papel manteiga

Modo de Preparo

Misture a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, o açúcar refinado e o sal. Em seguida, junte as gemas, a essência de baunilha e a manteiga. Amasse tudo com as mãos até obter uma massa linda, lisa e homogênea. Faça uma bolona de massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por meia hora.

Faça bolinhas com a massa e modele elas tendo em mente o formato de uma meia lua.

Arrume seus futuros biscoitos em formas revestidas com papel manteiga e leve ao forno baixo [180 graus] pré-aquecido por cerca de 15 minutinhos ou até que estejam levemente dourados.

Após frios, polvilhe o açúcar de confeiteiro e coma!
Ou melhor: presenteie os amigos!

Rendimento: aproximadamente 50 unidades

O que achou?

1 Comentário

  • Fabiane
    Posted 20/12/2011 15:09 0Likes

    Também já passei o Natal na Alemanha e as comidinhas são uma perdição!!!! Spekulatius!!! Lebkuchen!! Gluwein!!! Tudo uma delícia!!!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.