Falei que ia trazer receitinha nova na linda máquina de fazer pão, certo? Queria saborear pão de batata e até tinha pensado em só fazer a massa na máquina e depois moldá-los, assando no forno. Porém, fui acometida por uma faringite terrível, veio febre, veio dor no corpo, veio o pacote completo. Lógico que a máquina ia me salvar e fazer o trabalho completo.
Só tive mesmo o trabalho de separar os ingredientes e cozinhar a batata, pra fazer o “purêzinho” depois. Acredito que essa receita possa ser feita de modo tradicional porém busquei por receita de máquina, não saberia dizer o passo à passo para pães sovados e assados de modo tradicional.
PS: toda vez que vocês encontrarem por aí a sigla “MFP” é máquina de fazer pão, viu?
Pão de Batata na MFP
Receita do blog Doces Encontros
Ingredientes
- 1 xícara de leite com 1 ovo
- 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga sem sal
- 1 xícara de batata cozida e amassada
- 1 e 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo especial
- 2 colheres de chá de fermento biológico (aquele para pães)
Modo de Preparo
1. Separe todos os ingredientes nas medidas descritas na receita. No caso da batata, pode ir amassando o purê na xícara, pra poder medir a quantidade certinha.
2. Na fôrma da máquina, coloque os ingredientes na ordem exata: líquidos, secos e por último o fermento. Programe a quantidade do pão “600 g” e o ciclo “Normal” ou “Sanduíche”. Se possível, escolha também a cor do pão: “Clara”.
3. Assim que a máquina terminar o trabalho, retire o pão da fôrma e deixe esfriar antes de cortar. O pão fica super macio por dentro e como a casca é mais durinha, você pode acabar tendo dificuldade na hora de fatiá-lo.
Como eu disse, minha ideia era modelar os pães antes de assá-los no forno convencional. Caso você opte por esse caminho, programe a máquina para fazer a massa apenas. Ao término, modele os pães a seu gosto, pincele com gema e asse em forno médio (200ºC) por 30 minutos.
Rendimento: 1 pão de 600 gramas
Tempo de preparo: 3h30