A vida é sempre uma correria. Se você trabalha fora, boto fé que chega morto em casa e quer sempre comer algo rápido, gostoso e saudável (ninguém vive só de lasanha congelada, certo?). Se trabalha home office, como eu, nem sempre tem uma manhã inteira para cozinhar, embora fosse o sonho, né? A gente quer algo prático, de preferência fresco, ingredientes “pá-pum”.
A receita de hoje não é inédita nem a descoberta da pólvora. Muita gente adapta ao seu gosto e à disponibilidade de ingredientes no recinto. Vovô tinha seu potinho na geladeira, a vizinha também. Provavelmente você também tem mas acredito que muita gente desconheça os ~segredos~ do tempero caseiro.
Tempero Caseiro
Ingredientes
- 3 cebolas
- 2 cabeças de alho
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de sal grosso
- 1 maço de cheiro verde
Opcional: raminhos de manjericão, alecrim, tomilho.
Modo de Preparo
1. Descasque as cebolas e o alho. Higienize o cheiro verde (deixe de molho na água filtrada e retire os talinhos, use só as folhas da salsa e a parte verde da cebolinha).
2. Em um processador ou liquidificador, bata todos os ingredientes com o sal e o óleo. Processe até obter uma pasta cremosa. PS: por causa da cebola, pode formar um pouco de líquido, é natural.
3. Armazene a pasta em um pote de vidro esterilizado e conserve na geladeira. Chega a durar 2 semanas pois contém óleo e sal, que dão uma conservada.
Essa pasta será a base para muitos preparos, refogados, sem falar que salva a vida quando a gente tá com pressa de picar cebola e alho na hora de cozinhar. Você pode mexer nas proporções também, caso goste mais de um sabor ao outro (aqui predominou a cebola mas você pode colocar mais alho, mais cheiro verde…). Tempero caseiro é vida!
Rendimento: 400 g de tempero
8 Comentário
Nathália Oliveira
Ah, sempre quis esta receita! hahahaha
Obrigada, Raquel!
Raquel Arellano
Espero que você goste! 🙂
Marco Aurélio
Sempre quis fazer um tempero caseiro e esse parece bastante simples (^_^), vou fazer com um pouco mais de alho(^u^).
Raquel Arellano
Pode fazer vários potinhos diferentes, um com mais alho, outro com mais cebola, mais verdinhos… <3
Tany Monteiro
Salvou minha vida! <3
Como eu não cozinho todo dia as vezes acabo usando meia cebola, ou nem isso, e estragando o resto e é horrível sem contar que alho já comprado nesses potinhos é meio ruim, sei lá. Vou tentar esse. 🙂
Raquel Arellano
Esse tempero é amor eterno, Tany! Depois conta como ficou (e se gostou)! 😉