Hoje é aniversário do meu mano. Há 28 anos é isso, gente: mal nos recuperamos das comilanças do Natal, vem bolinho, salgadinho, docinho, tudo junto, pra garantir aquela dobrinha “a mais” na pança. Mas enfim, a gente deixa pra lá porque é por uma boa causa, né?
Eu queria fazer um agradinho pro meu irmão. Mais tarde, vai rolar uma festinha com muita coisa boa e eu queria deixar o meu toque especial. Além do brigadeiro de alpino, que certamente aparecerá na mesa, vai ter também Blondie.
Obs: o Blondie é primo do Brownie. Um bolo sem fermento, com “plus” (que pode ser castanha, frutas cristalizadas, chocolate) e que fica bem parecido com o nosso amigo browine. A diferença é que ele é feito com açúcar mascavo e sem chocolate na massa.
Há algumas semanas, esse blondie ganhou meu coração. Fiquei apaixonada só de imaginar o sabor e cheiro dele, isso depois de ver a dica no Pitadinha. Salvei nos meus favoritos e ontem, finalmente, preparei a receita.
Blondie com Chocolate Meio Amargo
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de bicarbonato de sódio
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 3 ovos
- 2/3 de xícara de manteiga
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado
Modo de Preparo
Unte uma assadeira média. Você pode utilizar papel manteiga também.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Em uma tigela, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Em outra tigela, derreta a manteiga. Depois, acrescente o açúcar e os ovos.
Bata a mistura na batedeira, em velocidade média, por 5 minutos.
Acrescente a mistura de ovos à farinha e misture bem, incorporando os ingredientes secos à mistura líquida. Nesse momento, coloque também a essência de baunilha e o chocolate meio amargo picado.
Despeje a massa na assadeira nivelando com uma colher e leve para assar por aproximadamente 20 min (ou então, passados 20 minutos, fique de olho: faça o teste do palitinho. Pode ser que ele venha “molhado” por conta do chocolate derretido – não confundir com a massa!).
Close no chocolate derretendo… HMMMMMM
Depois, é só cortar em quadradinhos ou usando forminhas e pronto.
Se quiser, pode salpicar açúcar de confeiteiro por cima ou então servir com uma bola de sorvete de creme. Opções não faltam!
4 Comentário
Pips
Curti! Vou testar depois! 😉
biah
geeente, olha aquele chocolate derretido no meio… ai que perdição!!
leo
não usa fermento?
Raquel
Sem fermento, Leo! 🙂