Hoje (04 de janeiro) estou completando mais uma primavera. E nesse dia em que a gente recebe tanto carinho, afagos, pensamentos positivos, gostaria de compartilhar com vocês, que me acompanham toda semana, uma receita favorita. Essa torta de maçã entrou na minha vida há pouco tempo mas é tão saborosa, tão bonita, agradou praticamente todo mundo que provou… Então, esse é o meu presente pra vocês.
Bom, na verdade é um presente da Rita Lobo pro mundo, porque a receita é dela. A única coisa que fiz diferente foi o recheio. Na original, ela fatia a maçã bem fininha. Eu quis algo mais rústico e piquei grosseiramente, sem casca e semente. Vale experimentar das duas formas (porque eu sei que vocês vão fazer essa receita mais de uma vez, como eu já fiz por aqui).
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookEssa receita é fácil de fazer, tendo que ter mais paciência e carinho do que dominar técnicas de confeitaria e etc. A massa não precisa de descanso, o recheio não vai ao fogo, é tudo bem simples. O mais “complicado” é abrir a massa, na minha opinião. Mas ó, se a tua massa “partir” na hora de transferir pra forma, fique tranquilo, é só ajeitar com as mãos, pressionando… Não tem grilo!
Torta de Maçã
Ingredientes
- 4 xícaras farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó o de bolo
- 200 gramas manteiga gelada em cubos
- 1 lata creme de leite com soro e tudo
- 4 maçãs verdes descascadas e cortadas em cubos
- 1 limão
- 1 xícara de açúcar refinado
- 1 e 1/2 colher de chá canela em pó
- 1 colher de chá noz moscada em pó
- 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1/2 xícara farinha de rosca
- 1 gema
- 2 colheres de sopa de água filtrada
Modo de Preparo
-
Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo, açúcar, sal e fermento. Reserve.
-
Acrescente à mistura dos secos, a manteiga cortada em cubos. É importante que ela esteja bem gelada pois queremos deixar alguns pedacinhos mais firmes na massa.
-
Por fim, acrescente a lata de creme de leite (com soro e tudo). Parece que não vai dar certo mas funciona. Misture com uma espátula e depois com as mãos.
-
Em uma superfície limpa e enfarinhada, vamos trabalhar a massa mas sem sovar muito. O calor das mãos pode acabar derretendo a manteiga. A ideia é apenas misturar de forma homogênea.
OBS: caso esteja muito quente na sua cidade (como tá aqui no Rio), deixe a massa na geladeira (embrulhada em plástico filme) enquanto você prepara o recheio da torta.
-
Para o recheio, vamos descascar as maçãs e cortá-las em cubos desprezando as sementes e o cabinho. Reserve a maçã em uma tigela e esprema o suco do limão por cima dos cubinhos (o limão faz com que a maçã não escureça por estar exposta).
-
Junte o açúcar, o extrato de baunilha e as especiarias às maçãs. Misture com uma colher e reserve.
Pré aqueça o forno a 180 graus.
-
Vamos trabalhar a massa. Corte um pedaço da mesma (mais ou menos 1/4) para fazer a cobertura e decoração. Vamos abrir a massa da base com um rolo enfarinhado de forma que ela fique arredondada e não muito fina.
Transfira com cuidado a massa para a sua forma de torta (com diâmetro de 24 cm) e com os dedos pressione delicadamente pra que ela fique bem coladinha no fundo e laterais. Corte os excessos que fiquem na borda.
-
Com um garfo, faça furinhos na massa ainda crua. Cubra com papel manteiga e coloque um peso sobre a massa. Eu usei grãos de feijão mas você pode usar uma outra forma, por exemplo (em tamanho menor).
Asse no forno por 10 minutos.
-
Retire o papel com o peso da forma e vamos à montagem. Pra que o recheio não amoleça a massa, fazemos uma “cama” com a farinha de rosca, que acaba fazendo um “creminho” ao receber a maçã com o caldinho.
Espalhe metade da porção e em seguida cubra com o recheio. Finalize com o restante da farinha de rosca.
-
Para fazer a “tampa” da torta, vamos repetir o processo de abrir a massa com o rolo. Em uma superfície enfarinhada, passe o rolo (também enfarinhado) sobre a mesma, deixando um pouco maior que a forma.
Delicadamente, enrole a massa no rolo e depois “desenrole” sobre a torta. Aperte as bordinhas e com o excesso, faça a decoração que desejar. Eu fiz tirinhas mas você pode fazer bolinhas, o que preferir. Ah, não esqueça de fazer um “x” com a faca no centro da torta, pra que o ar quente possa sair do interior. -
Asse por 1h10. Faça uma mistura com a gema e água para pincelar a superfície da torta. Retorne-a ao forno por mais 10 minutos e pronto.
Alguns comentários:
veja mais: receitas para o almoço ou jantar
- quem vê “creme de leite” nos ingredientes pensa “mas só pode estar de brincadeira, vai dar errado”. Dá tão certo! A massa fica delicada, dá vontade de comer pura.
- se sobrar muita massa, sugiro fazer… biscoitos! Isso mesmo! Pode abrir a massa e usar um cortador pra fazer no formato que desejar. Ou então, fazer bolinhas ou palitinhos. A massa fica levemente adocicada, então você pode finalizar com açúcar e canela no final.
- se você curte especiarias, sugiro colocar 1/2 colher de chá rasa de cardamomo em pó no recheio e misturar com os demais ingredientes.
- pode congelar essa torta? Sugiro fazê-la depois de assada.
- e pode congelar a massa? Não testei mas não acredito que dê certo depois… Na hora de descongelar você acaba acrescentando água à massa e pode mexer na textura.
- essa torta fica INCRÍVEL no dia seguinte! Sugiro esquentar por 30 segundos no micro-ondas ou então no forno por 5 minutos.
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
2 Comentário
Clariana Guimarães
Feliz aniversário, Raquel! Com certeza vou fazer essa receita, meu sonho era fazer uma torta de maçã mas sempre achava as receitas de certa forma complicadas rs. Essa parece bem simples! Sou fã da Rita Lobo também, dia desses fiz o biscoito de vinho e ficou maravilhoso!! Abraços
Raquel Arellano
Obrigada! 😉 Pode confiar nessa receita, a massa fica muito saborosa e delicada, o creme de leite faz toda a diferença. Gostei bastante e o pessoal aqui em casa também!