Hoje é dia da pizza! E aqui no blog ainda não tinha pintado receita dessa “maravilhosidade”, certo? Eu precisava corrigir esse erro, reparar essa injustiça. Então, busquei por uma massa básica, estilo pizza pan (aquela mais grossinha, meio pão) pois acho que fica mais gostosa pra assar em forno convencional. As mais finas prefiro em forno à lenha e como sei que quase ninguém tem em casa, principalmente morando em apê…
Pra fazer essa massa, usei a minha máquina de fazer pão. Dá pra fazer na mão também, então explico dos dois jeitos aqui embaixo. O recheio você escolhe: molho com queijo, sem queijo, veggie… Dá pra ser feliz deixando fluir a imaginação!
Massa de Pizza Caseira
Receita do blog Máquina de Pão
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de água morna
- 50 g de fermento biológico fresco ou 1 pacotinho de fermento biológico granulado seco (11 g)
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar
- 5 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Óleo ou azeite para untar e pincelar nas bordas
Modo de Preparo
Usando a MFP
1. Coloque todos os ingredientes no cesto da MFP seguindo a ordem dos ingredientes.
2. Selecione o modo “massa” e deixe que a máquina trabalhe (mais ou menos 1h30).
Sem a MFP (método tradicional)
1. Em uma tigela, coloque a farinha e faça um “buraco” no meio. Em outro recipiente, misture o fermento biológico com o açúcar e faça uma “papinha”.
2. Coloque a mistura do fermento no centro da farinha e acrescente os demais ingredientes. Mexa com uma espátula ou colher de pau até misturar grosseiramente a massa. Quando ela estiver pesada, é hora de colocar a mão na massa.
3. A massa vai ficar um pouco grudenta e pode ser necessário acrescentar um pouco mais de farinha, aos poucos. Quando estiver homogênea, deixe descansar na tigela por 1h no mínimo. Cubra com um pano de prato úmido e deixe a tigela no forno desligado ou micro-ondas.
Após o descanso da massa
Depois de descansar, a massa vai dobrar de tamanho. Separe em duas partes (ou até 3, dependendo do tamanho da pizza) e abra em uma fôrma untada com óleo. Com as próprias mãos você consegue abri-la. Deixe a bordinha mais grossa.
Leve ao forno médio para pré aquecer por 15 minutos. Depois desse “susto” de calor, ela vai ficar mais cozida e perfeita para receber o molho e recheio.
Usei molho de tomate comprado no Eataly (maravilhoso), além de muçarela picada, tomatinhos e cogumelo Paris. Asse por 15 minutos e é só servir em seguida! A casquinha fica crocante e com gostinho de pão!
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 2 discos de 8 fatias
6 Comentário
Naiara Dambroso
que delícia!!! preciso fazer isso!
Raquel Arellano
FAZZZZZZ! 😀
Aline Viana
Oi, dá pra congelar ou guardar na geladeira a massa que sobrou?
Raquel Arellano
Oi, Aline! O ideal é você abrir a massa, pré-assar e depois guardar na geladeira. Fica boa por uns 3 dias no máximo.
Raquel Arellano
Obrigada por compartilhar, Maurício! <3
De aprendiz a chef
Que boa dica 🙂
http://deaprendizachef.blogspot.pt/