Cestinha de Pastel Recheada

Havia um restinho de carne seca desfiada dando sopa na geladeira, doida pra virar recheio de algo bem gostoso. Na vibe de fazer a limpa nas sobras, dei de cara com um pacotinho de massa de pastel fechadinho. Como tô “zero fritura”, logo me veio à cabeça fazer cestinhas com a massa de pastel. Vocês certamente já viram essa sugestão por aí, não é novidade alguma.

Como tenho forma de cupcake aqui em casa, usei a própria para moldar minhas cestinhas. Se não tiver, você pode recorrer a formas de empadinha (se for de alumínio, unte a forma com um pouco de manteiga). É só levar ao forno por alguns minutinhos e caprichar no recheio que você mais curtir! Pode ser um recheio ainda quentinho ou então frio: saladinha de atum, guacamole…

Aproveitei e montei duas sugestões: uma cestinha com recheio salgado e com recheio doce. Chega mais…

Cestinha de Pastel Recheada

Ingredientes

Para as cestinhas

  • 1 pacote de massa de pastel (aquela redonda, pequena)

Para o recheio de carne seca com cream cheese

  • 300 g de carne seca desfiada (já temperadinha à gosto)
  • 2 colheres bem cheias de cream cheese
  • 2 colheres de sopa de creme de leite
  • Queijo de sua preferência para gratinar (usei queijo padrão mas você pode usar parmesão)

Para o recheio de maçã

  • 2 maçãs pequenas descascadas e cortadas em cubinho
  • 4 colheres de sopa bem cheias de açúcar (usei adoçante culinário)
  • 1/4 de xícara de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 rama de canela

Modo de Preparo

1. Antes de preparar o recheio, vamos montar a cestinha em si. Você pode usar 1 disco de massa por forminha ou então, pra dar mais um “tchan”, usar 1 disco e 1/2, deixando sua cestinha mais mimosa. Eu fiz assim: forrei o buraco da forma com 1 disco de massa e completei o lado oposto com 1/2 disco de massa. Como podemos ver na foto.

Cestinha de Pastel Recheada | Receita disponível em: https://raquelicias.com.br

2. Feito isso, vamos levar a massa de pastel ao forno, em temperatura média, pré-aquecido por 10 minutos. A massa vai assar por mais ou menos uns 15 minutos ou até ficar bem douradinha. Deixe a massa descansar por uns minutos.

Cestinha de Pastel Recheada | Receita disponível em: https://raquelicias.com.br

3. Feito isso, é hora de rechear. Se você for usar algum recheio mais líquido, com algum molho ou calda, “vede” bem a massa antes de assar. Dessa forma, você evita que o molho escorra. Como eu usei recheios mais secos, não me preocupei tanto com esse processo. Capriche na quantidade, viu?

Cestinha de Pastel Recheada | Receita disponível em: https://raquelicias.com.br

Para fazer o recheio de maçã: você vai levar cozinhar a maçã com o açúcar/adoçante culinário, suco do limão, água e canela por mais ou menos 25 minutos. Vá mexendo de tempo em tempo. Se você notar que a calda está secando mas a maçã ainda não está bem macia, acrescente um pouco mais de água (um tanto de nada). Dessa forma a maçã não queima.

Para fazer o recheio de carne seca: você vai misturar todos os ingredientes (carne seca desfiada e já temperada, cream cheese e creme de leite) com um garfo. Se quiser, pode acrescentar salsinha picada. Por cima, use o queijo de sua preferência pois vamos levar a cestinha ao forno.

4. Leve as cestinhas ao forno por 5 minutos apenas para derreter o queijo, no caso da cestinha salgada. Na cestinha doce, vale salpicar canela em pó.

Gente, é MOLEZA fazer essas cestinhas e não é que elas fazem toda a diferença na hora de servir um determinado prato? Seja na reunião de amigos ou mesmo acompanhando uma saladinha, essa cestinha é tudo de bom!

Cestinha de Pastel Recheada | Receita disponível em: https://raquelicias.com.br

Rendimento: 6 cestinhas recheadas.

O que achou?

7 Comentário

  • Ieda
    Posted 19/09/2013 18:46 0Likes

    Amei e ja’ fiz pois sempre tenho massinha de pastel pra assar,ficou uma delicia fiz com atum,azeitona,tomate e requeijão light e de palmito,ervilha,azeitona!Fica tão lindo e e’ legal pra servir de entrada ou petisco qdo se tem convidados de ultima hora pois e’ pratico e rápido!Excelente receita,parabens!

  • Stephanie Carvalho
    Posted 20/09/2013 13:08 0Likes

    A massa eh aquela para fazer o pastel assado ou pode ser a massa para pastel frito mesmo?

    • Raquel Arellano
      Posted 20/09/2013 13:20 0Likes

      A massa é a de pastel frito, Stephanie. 😉

  • Patricia
    Posted 27/09/2013 12:15 0Likes

    Olá Raquel,
    Hoje tirei a manhã para conhecer blogs de culinária e cheguei aqui através do “Diga Maria”. E qual foi a minha surpresa ao ver este post, semelhante à ideia que tive a uns dois dias atrás e que registrei ontem à noite no meu blog (http://www.newebs.com.br)! É uma ótima opção de um lanche rápido, né? E longe de frituras, que ñ sou nada fã, diga-se de passagem! Parabéns pelo blog! Farei visitas constantes!

    • Raquel Arellano
      Posted 27/09/2013 12:49 0Likes

      Oi, Patricia!

      Essa receita de cestinha é tão prática, né? E fica lindo numa mesa, na hora de servir! Pensei em mil recheios depois que publicamos o post. Até pra uma saladinha fica bacana! 😉

      Seja bem-vinda ao blog e boa sorte com o teu! <3

  • Raquel Arellano
    Posted 17/11/2013 15:39 0Likes

    Oi, Tata!

    Que bobagem, não precisa pedir desculpas. Olha, como a massa acaba quebrando, o ideal é comer com a mão mesmo, tipo uma torrada. Sirva com guardanapos coloridos e vai ficar uma alegria só.

  • Jéssica feijo dos santos
    Posted 31/12/2013 12:40 0Likes

    Ola Raquel Arellano… adorei a ideia das cestinhas…vou fazer hoje com um creme confeiteiro e meio morango encima!!!obrigado pela dica das cestinhas…bj

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.