Tô num caso de amor com grão de bico. Ele é tão versátil que você consegue fazer pastinha, bolinho, hambúrguer ou então comê-lo apenas cozido, em uma salada gostosa. Já tinha rolado uma receitinha aqui no blog e recentemente o Pão de Açúcar me convidou pra fazer mais uma salada, já pensando na Páscoa.
Toda vez que a gente vê receita com bacalhau já fica meio tenso, né? Ou vem congelado, ou vem salgado pra caramba e você tem que fazer aquele processo pra dessalgar… Mas olha, não é nenhum bicho de sete cabeças. E dessa vez vou te MOSTRAR como é simples fazer esse prato. É só clicar no vídeo abaixo e ser feliz!
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookSalada de Bacalhau com Grão de Bico
Salada de Grão de Bico – Sabores da Semana
Pra fazer o grão de bico: você vai deixá-lo de molho em água filtrada por pelo menos 6h. Deixa de um dia pro outro, se achar melhor. Depois cozinhe-o em panela de pressão (uns 5 minutos depois que “pegar pressão” – quando ela começa a chiar) ou panela convencional (40 minutos). O ponto é quando ele estiver macio. Se preferir, pode usar o grão de bico pronto.
Para dessalgar o bacalhau: esse é um processo obrigatório se você compra o bacalhau seco e salgado. Aquele congelado geralmente já vem pronto pro uso então você só vai cozinhá-lo para amolecer mesmo. No caso do seco e salgado, lave-o em água corrente e limpe se a receita pedir (retire pele e espinhas). Corte-os em pedaços menores se vier aquela peça inteira. Você vai usar água suficiente para cobri-lo. Dessalgue sempre na geladeira para conservar as peças. Troque de água no mínimo duas vezes ao dia. Esse processo leva pelo menos 24h.