Saiba tudo sobre a 5ª edição do Degustando Palavras

Degustando Palavras, projeto apresentado pela historiadora Ana Roldão, com curadoria e organização de Michelle Strzoda, promove encontro sobre arte e literatura, em homenagem a grandes nomes e temas da cultura universal e sua relação com a cozinha. Quinta edição do evento faz parte do hub Travessa de Ideias, da Livraria da Travessa.

Culturas inteiras se constroem em torno do hábito de cozinhar e de comer. Ao lançarmos nosso olhar atual sobre os eventos do passado, compreendemos ainda mais o momento que vivemos, bem como os caminhos pelos quais a humanidade seguirá. E foi com o objetivo de compreensão e curiosidade que a jornalista e editora Michelle Strzoda criou há alguns anos o projeto Degustando Palavras, que consiste numa série de encontros sobre arte e literatura, em homenagem a grandes nomes e temas da cultura universal e sua relação com a cozinha.

Em sua 5ª temporada, com o tema Doçura e Balbúrdia, o projeto é apresentado pela historiadora Ana Roldão e faz parte do hub criativo da Livraria da Travessa, o Travessa de Ideias. Ao todo serão 8 encontros, sempre às quartas-feiras, das 16h às 18h, sendo a primeira data 07 de agosto e a última data 25 de setembro, com carga horária de 2h por encontro, metade na Livraria da Travessa Leblon e metade na Livraria da Travessa Barra.

Serão disponibilizados dois tipos de ingressos-combo: um para um conjunto de 4 encontros e um para o conjunto dos 8 encontros. Para o de 4, o público poderá escolher quais serão os quatro encontros dos quais deseja participar e isso lhe será perguntado em data posterior à compra deste tipo de combo, mas sempre antes do início do evento.

Ao final de cada encontro é servido um brinde gastronômico temático, inspirado no(s) personagem(ns) do dia.

Importante: O combo para participar de 4 encontros poderá incorrer numa superlotação de um determinado encontro. Neste caso, prevalecerá como critério de seleção do participante, a data de compra do combo. Se isso ocorrer, outro encontro deverá ser escolhido pelo participante que comprou o combo em data posterior.

clique aqui pra se inscrever no Degustando Palavras

Promo Raquelícias

Tem promo especial para os leitores do Raquelícias? Tem, sim! A organização reservou 5 vagas 2 em 1 para quem citar o Raquelícias ao realizar a inscrição no pacote completo dessa temporada. Resumindo:

– você compra o combo de 8 encontros e ganha 1 entrada gratuita para todos os 8 encontros!

Pra garantir esse benefício, entre em contato pelo Facebook ou Instagram do Degustando Palavras (via direct) para informar seu nome e confirmar a inscrição e o nome de quem estará presente com você.


Confira a programação completa:

1º Encontro | 07 de agosto
Frida Kahlo, Simone de Beauvoir & Virginia Woolf:
Potências, prazeres, obsessões e conflitos gastronômicos que mudaram o curso da arte e da literatura
Local: Livraria da Travessa Leblon 

A ousadia artística e literária de Frida, Simone e Virginia, suas dores, seus romances, suas obras e suas personalidades avassaladoras contribuíram para que se tornassem referências culturais e feministas do século XX. Exímia cozinheira, Frida registrava suas receitas num caderno que ela chamou de Livro da erva santa, onde escreveu memórias, intimidades, pratos favoritos e modos de preparo. Já para Beauvoir, cozinhar é uma atividade humilhante e pequeno-burguesa. Ela não consegue conter seu apetite voraz – os prazeres do paladar e a admiração por quem a presenteia com alimentos eram igualmente alegres. Uma das mais expressivas romancistas inglesas de todos os tempos, Virginia Woolf via no leite propriedades mágicas e atribuía características insólitas a determinados alimentos. Comer, contraditoriamente, era sinônimo de cura para a melancolia.

2º Encontro | 14 de agosto
Os cadernos do inventor Leonardo da Vinci e o berço da Toscana
Local: Livraria da Travessa Leblon 

Um dos maiores gênios da humanidade, o vegetariano Leonardo da Vinci tinha um lado pouco conhecido, o de cozinheiro. Trabalhou em restaurantes de Florença, foi sócio de uma cantina e mestre de banquetes em Milão. Seus apontamentos culinários do Codex Romanoff apresentam receitas, notas sobre ingredientes e suas propriedades, regras de etiqueta, comentários acerca da preparação dos pratos, além de inventos de utensílios de cozinha, do guardanapo e de pratos como o sanduíche.

3º Encontro | 21 de agosto
As madeleines de Marcel Proust
Local: Livraria da Travessa Leblon

A obra Em Busca do Tempo Perdido é referência e inspiração sobre a relação de Proust com a gastronomia e as artes da mesa. Os paladares e sabores da palavra e da memória do autor são traduzidos em passagens como: “E de súbito a lembrança me apareceu. Aquele gosto era do pedacinho de madeleine que minha tia Léonie me dava aos domingos pela manhã em Combray”.

4º Encontro | 28 de agosto
Que seja doce: Poesia, identidade e afetos em Cora Coralina e Mário Quintana 
Local: Livraria da Travessa Leblon 

“Aceitei contradições// lutas e pedras// como lições de vida// e delas me sirvo// Aprendi a viver.” Os versos de Assim eu vejo a vida, de Cora Coralina, dão a tônica de sua obra, um espanto para quem cursou até a terceira série primária e começou a publicar aos 76 anos. Já o gaúcho Mário Quintana consumia ritualmente quindim com café. Marcada pela simplicidade, a poesia de Quintana difere do quindim pelo preparo mais rebuscado – porém ambos, ao serem degustados, transmitem sensação de acolhimento.

5º Encontro | 04 de setembro
Fernando Pessoa & Eça de Queiroz: Cafés, salões de chá, poesia e cozinha de alma lusitana
Local: Livraria da Travessa Barra

“A fome só se satisfaz com a comida e a fome de imortalidade da alma com a própria imortalidade. Ambas são verdadeiros instintos.” Inspirada na frase imortalizada de Pessoa, esta conversa literária de dois ícones da literatura lusa nos transporta para cenários culturais e gastronômicos de Além-Mar. Afinal, como diria Eça, “a poesia e a cozinha são irmãs”.

6º Encontro | 11 de setembro
Mulheres de fibra da realeza: Entre menus de viagem, intrigas palacianas e artes da mesa luso-brasileira
Local: Livraria da Travessa Barra

D. Maria I, a Louca, Carlota Joaquina, Imperatriz Leopoldina, Marquesa de Santos, Imperatriz Amélia de Leuchtemberg, Imperatriz Teresa Cristina e Princesa Isabel. A mesa real, a gastronomia, os lugares, os gostos, a moda, as paixões, as leituras históricas e a corte no Brasil no século XIX. Comida e cozinha palaciana, refeições que ficaram para a história. Os manuais de civilidade no Brasil oitocentista e a transformação na etiqueta social. Novos ingredientes, livros e serviços chegam de Portugal e provocam mudanças de hábitos, gostos, mistura de aromas, sentidos e referências.

7º Encontro | 18 de setembro
Pão, prazeres e profundezas da escrita de Clarice Lispector
Local: Livraria da Travessa Barra

Clarice trabalha o ato de comer transitando entre o sagrado e o profano. Personagens que poderíamos encontrar tanto em casas do subúrbio quanto em edifícios sofisticados. Cenas do cotidiano, a depender do conto, crônica, romance, mas que, em suas histórias, ganhavam dimensão profunda, em frases como: “Pão é amor entre estranhos” ou “À espera do almoço, bebíamos sem prazer, à saúde do ressentimento: amanhã já seria domingo”.

8º Encontro | 25 de setembro
Do creme de leite ao crime: As predileções de Agatha Christie
Local: Livraria da Travessa Barra

“Gosto de cozinhar. É a mesma coisa que escrever, um ato criativo!” Amante da cozinha, a paixão de Agatha por comida perde apenas para o crime na literatura. Salas de jantar, detetives glutões, homicídios, suspenses, fogões e receitas formam o cenário predileto dessa gulosa dama do romance policial. 

clique aqui pra se inscrever no Degustando Palavras

Informações gerais

Local dos encontros:

Do 1º ao 4º Encontro | Livraria da Travessa do Leblon
Shopping Leblon | Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A | Leblon

Do 5º ao 8º Encontro | Livraria da Travessa da Barra
BarraShopping | Av. das Américas, 4666 – loja 220 | Barra da Tijuca


O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.