Lá em casa sempre tem farofa no Natal. Rola toda uma glorificação do doce com salgado [que eu mesma já faço durante todo o ano], com fios de ovos, pêssegos em calda, passas e cravos em tudo que é comida, e a tal da farofa da minha mãe, que foi de onde puxei a base da receita de hoje. NUNCA tinha feito farofa na vida. Achei melhor pedir as dicas pra mamãe porque ela sabe BEM como fazer.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookFarofa de Alecrim
Ingredientes
- 500g de farinha de mandioca crua
- 1 cebola bem grande picadinha
- 100g de manteiga
- 2 colheres de sopa de alecrim seco [ou mais]
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Doure a cebola na manteiga. Vai demorar um pouco porque estamos usando um monte de manteiga, mas não tire os olhos da panela. Não queremos cebolas pretinhas: queremos as bordinhas delas bem douradas.
- Acrescente a farinha aos poucos. Vá mexendo bem em fogo médio pra baixo, pois queremos uma farofa com alguma umidade e o que vai determinar essa umidade é exatamente a proporção manteiga x farinha. Vá com calma.
- Acrescente o alecrim e acerte o sal.
- No começo, a farinha vai estar branquinha. Durante o processo, ela vai torrar e amorenar um pouquinho. É exatamente o que queremos. Não pare de mexer a farofa pra não queimar demais e amargar.
Essa farofa vai bem com praticamente tudo [disse aquela que AMA tudo com farinha], incluindo as famosas carnes do Natal. Um gostinho bem diferente, fugindo do tradicional.
3 Comentário
Marllon Souza
Nossa essa farofa é memorável mesmo!
agora tem que rolar a receita da pera na calda de maracujá!