Outro dia, passei na minha mãe para uma visitinha rápida. Ela vira pra mim e fala “Raquel, você precisa testar essa receita aqui, de Pãozinho de Tapioca, que vi na Ana Maria Braga”.
Fui ao mercado comprar a tapioca granulada. Prestenção: não é aquela de fazer tapioca na frigideira. Tem que usar a tapioca granulada, parecida com sagu, sabem qual é? Aproveitei e comprei uma pedacinho de parmesão pra deixar essa brincadeira ainda melhor. Apenas que a pessoa que inventou essa receita merece todo o meu amor. Nunca comi um pãozinho tão delícia. E como é fácil de fazer, povo! Receita aqui embaixo.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookPãozinho de Tapioca.
Rendimento: 20 a 25 pães.
Ingredientes
- 1 ½ xícara (chá) de leite
- ¼ xícara (chá) de óleo
- ¾ xícara (chá) de tapioca granulada
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (para a massa)
- ½ xícara (chá) de polvilho doce (tem que ser o doce)
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (para finalizar o pãozinho)
- Sal a gosto (não exagere porque nessa receita vamos usar queijo ralado, que é bem salgadinho por natureza)
Modo de Preparo
1. Leve uma panela ao fogo médio com 1 ½ xícara (chá) de leite, ¼ xícara (chá) de óleo e sal a gosto e mexa até ferver. Reserve.
2. Em uma tigela à parte, misture ¾ xícara (chá) de tapioca granulada com os ingredientes líquidos que fervemos. Deixe esfriar (aproximadamente 30 minutos).
3. Depois que a mistura esfriar, acrescente o ovo, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado e ½ xícara (chá cheia) de polvilho doce e misture bem. Prepare-se pra colocar a mão na massa.
4. Com as mãos, pegue pequenas porções de massa e faça bolinhas. Passe cada bolinha no queijo parmesão ralado (tipo um brigadeiro). Dica: se a sua massa ficar um tanto líquida, a ponto de não rolar de fazer bolinhas, coloque um tantinho mais de polvilho doce. Com a ajuda de duas colheres você conseguirá modelar os bolinhos.
5. Coloque as bolinhas numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.
veja mais: receitas para o café da manhã
Uma das coisas que mais gosto na “Namaria” é que quando ela termina de cozinhar, saboreia a comida com gosto. E a melhor parte é que sobra pra todo mundo. Ela podia muito me chamar pra ficar ali em volta, na produção, pra aproveitar a xepa que rola quando o programa acaba. Posso até visualizar todo mundo felizão, enchendo a pança de comida boa.
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
12 Comentário
Raquel Arellano
Rosi, esse pão é tudo de bom! Receita abençoada! 😀
Raquel Arellano
Textura bem parecida! 🙂
Maria Aparecida Lima
Na minha lista!
monica
Tapioca granulada é aquele que tem umas bolinhas, que faz cuscuz baiano ou a tapioca de fazer tapioca na frigideira?
Raquel Arellano
É essa aqui >> http://www.zonasulatende.com.br/Produto/Tapioca_Granulada_Yoki_500_g_–39635
Raquel Arellano
Depois me conta o que achou da receita “certa”. Se errando já foi incrível… <3
Raquel Arellano
Boa ideia fazer um “pãozão”!
Gi
Olá… Infelizmente tenho intolerância a lactose. Será que o leite pode ser substituído por água? Fiquei louca com a receita pq a tapioca é muito presente na minha vida. Bjs
Raquel Arellano
Oi, Gi! Acredito que não pois é o leite que vai escaldar a tapioca, juntamente com a manteiga. 🙁
Thelma Belmonte
Oii,
segui a receita à risca, mas não deu certo… tive que ir acrescentando o polvilho, como sugerido, mas no final foram 25 colheres a mais… será que todas as quantidades da receita estão corretas? peço ajuda 😉 obrigada!
Raquel Arellano
Oi, Thelma!
Usou o polvilho DOCE? Já fiz essa receita algumas vezes aqui em casa e sempre deu certo! 🙁 Realmente muito estranho você ter colocado esse tanto de polvilho a mais! ;/