Cupcakes Veludo Verde (Green Velvet)

Hoje é dia de St. Patrick. E o que eu, que não sou irlandesa e não bebo cerveja, sei sobre esta data? Verde. Os bares servem cerveja verde, as roupas são verdes e… por aqui, o bolinho nosso de todo dia ficou verde também!

Sabe o bolo red velvet? Aquele bem lindo e delicioso cor de veludo vermelho? Então: ele pode ser verde, pra combinar com o dia de hoje, com o tema da sua festa, com o seu humor! Testamos a receita do famoso e aclamado Bakerella e olha: funciona!

Cupcakes Veludo Verde (Green Velvet)

greenvelvet_gordelicias4

Ingredientes

  • 2 xícaras + 1/2 de farinha de trigo branca peneirada
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  •  1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 ovos inteiros
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 xícara de buttermilk [1 xícara de leite integral + suco de 1 limão]
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 vidrinho de corante comestível na cor verde forte

Modo de preparo

  1. Se você está no Brasil como eu, e não tem acesso a buttermilk, comece misturando 1 xícara de leite integral com o suco de 1 limão [suco peneiradinho] ou cerca de 1 colher de sopa e meia de suco. Misture e deixe descansando por 10 minutinhos.
  2. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos. Reserve.
  3. Na tigela da batedeira, bata na mão mesmo os ovos, óleo, buttermilk, vinagre, baunilha e por último, o corante verde. O resultado será um líquido incrivelmente verde.
  4. Aproveitando que seu líquido verde está na tigela… vamos usar a batedeira! Ligue sua máquina na velocidade mais baixa e vá acrescentando a mistura de ingredientes secos aos poucos até que vire um todo verde e cremoso.greenvelvet_gordelicias2
  5. Preaqueça o forno a cerca de 180 graus.
  6. Ajeite as forminhas de papel na sua forma de metal para cupcakes e preencha cerca de 2/3 delas com a massa. Aviso: a massa cresce DE VERDADE. Se preferir, pode usar uma forma grande. Neste caso, recomendo untar e enfarinhar antes de colocar a massa.greenvelvet_gordelicias3
  7. Asse seus cupcakes em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que seus bolinhos verdes fiquem um pouco marronzinhos e quando espetados, o palitinho saia limpo.

Não fiz a cobertura da Bakerella porque na verdade gosto mesmo de bolo sem cobertura, mas fiz uma misturinha de glacê real e água só pra ficar bem na foto. Podem usar a cobertura de sua preferência. Garanto que os bolinhos ficam fofinhos e gostosos!

No começo é estranho um bolinho verde sem gosto de limão, mas depois acostuma!

Essa receita rende exatos 15 cupcakes.

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.