Esse ano a Bienal do Livro foi aqui no RJ e eu acabei participando desse programa de índio dando um pulo lá pra ver de perto os descontos que todas as editoras prometem a cada edição. Se você é rato das compras online, sabe que é possível encontrar muitos livros beem mais em conta e tal mas é aquela: na Bienal sempre tem brinde e de vez em quando uns descontos bem bacanas. E em um dos livros encontrei o maravilhoso Bolo de Brigadeiro
Foi o caso da editora Senac – que tem vários lançamentos que a gente ama. O stand deles estava oferecendo 30% de desconto e eu acabei trazendo algumas belezuras pra casa. Um dos livros que comprei foi o Bolo de Avó – 60 receitas fáceis, econômicas e com gosto de infância, lançado pela Senac & CookLovers.
Folheei o livro na própria Bienal e lá mesmo já separava as receitas que faria assim que tivesse uma oportunidade. Acabei escolhendo esse bolo tão básico e delicioso. Fiquei assustada ao ver que na receita não vai nem óleo nem manteiga. O bolo não fica tão fofo quanto outras receitas mas pra quem está “economizando” calorias… é só ignorar a cobertura e cair dentro!
Bolo de Brigadeiro
Receita adaptada do livro Bolo de Avó
Ingredientes
Massa
- 5 ovos
- 1 xícara de chá açúcar (usei açúcar com baunilha)
- 1 xícara de chá de leite
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Cobertura
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 caixinha de creme de leite (sem soro)
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- Chocolate granulado à gosto
Modo de Preparo
1. Em uma batedeira, bata as claras em neve bem firmes e, aos poucos, sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, e o açúcar.
2. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater.
3. Por fim, incorpore a farinha de trigo peneirada com o chocolate em pó e o fermento. Nessa etapa, os ingredientes secos precisam ser incorporada na mão, sem bater muito – apenas misturando com uma espátula.
4. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 40 minutos.
5. Deixe esfriar e desenforme.
Para fazer a cobertura, você vai misturar o leite condensado, a manteiga e o chocolate e levar ao fogo médio, mexendo sempre. Quando ferver, abaixe o fogo – sem parar de mexer – até obter um creme consistente. Com o fogo apagado, acrescente o creme de leite aos poucos, mexendo bem. O creme vai amolecer o seu brigadeiro, deixando-o em uma consistência mais bacana para a cobertura do bolo.
Derrame a cobertura sobre o bolo desenformado e salpique o chocolate granulado. Se preferir, pode usar também outros confeitos, como flocos crocantes.
***
Eu fiz até um vídeo no Instagram com algumas etapas do preparo desse bolo, dá uma olhada aqui embaixo:
Vocês curtem os vídeos? Vamos fazer mais deles, viu?
7 Comentário
Rô
Que boleira liiiiinda!
Raquel Arellano
Também sou apaixonada!
Carol Jardim
Ficou liiiindo! E o vídeo do Instagram ficou super legal. Assim que eles lançaram essa função eu pensei “isso foi feito para a gastronomia, Braseeeel!!” 😉
Sigo seu blog em RSS há um tempão, mas acho que nunca me pronunciei.
Bjos!
–
http://www.raizdegengibre.com
Raquel Arellano
Oi, Carol! Obrigada pelo comentário e pelo carinho. Já sei que você é do RJ, isso significa que vem encontrinho em breve e que você tá mais que convidada pra um dedo de prosa! 😉
Juliana
posso usar ovos caipira?
Raquel Arellano
Acho que não tem problema algum, vai ficar mais gostoso ainda.
Raquel Arellano
Dá sim, ficará menos cremosa no entanto.