Pão de Leite com Chocolate e Creme de Avelã

Vocês já viram a base dessa receita aqui no blog e também na versão com coco e leite condensado. Esse pãozinho de leite é um coringa e tanto. Gosto de aproveitar a massa para fazer versões diferentes e assim nasceu esse Pão de Leite com Chocolate e Creme de Avelã!

Eu fiz o pão trançadinho mas você pode moldar do jeito que preferir e achar mais fácil. Só não pode deixar de fazer, já que é bom demais!

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

Pão de Leite com Chocolate e Creme de Avelã

Autor Raquel Arellano

Ingredientes

  • 550 gramas farinha de trigo branca
  • 15 gramas fermento biológico fresco
  • 90 gramas açúcar refinado
  • 7 gramas sal refinado
  • 300 ml leite integral
  • 50 gramas manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • 100 gramas gota de chocolate meio amargo
  • 100 gramas creme de avelã com chocolate

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande, misture a farinha peneirada, o açúcar, o fermento e o sal.

  2. Derreta a manteiga e aqueça o leite (precisamos dele MORNO e não pelando – coloque o dedo no leite: se for suportável, tá no ponto). Bata 1 dos ovos e misture ao leite (o outro ovo vamos guardar pro final).

  3. Junte os líquidos aos secos e misture com uma espátula. Quando sentir que a massa tá difícil de misturar, é hora de começar a sovar. Se estiver usando batedeira: use o gancho e bata por 10 minutos. Se estiver usando máquina de pão: use os ciclos amassar e sovar. Se estiver fazendo na mão: força nos braços; amasse e faça uma bola, repetidamente, por pelo menos 10 minutos – até que a massa fique lisa e uniforme.

  4. Faça uma bolota e acomode numa tigela grande. Cubra com um pano de prato e deixe fermentar por pelo menos 1h. A gente quer que essa massa dobre de tamanho!

  5. Passado o descanso, a massa estará inflada. Fiz essa receita pensando em um "pão doce", então porcionei a massa de forma a obter pães no tamanho de uma rosca pequena. Mas aqui você decide como vai moldar seu pão. Pode rechear e colocar numa assadeira redonda com furo no meio, fazer pãezinhos pequenos, experimente!

  6. Se fizer como eu fiz: divida a porção do pão em 2 partes e abra como se fosse uma tira, delicadamente com os dedos. Pincele um pouco de creme de avelã por cima e espalhe algumas gotas de chocolate, nas duas partes de massa. Agora vamos trançá-la e fazer uma espécie de círculo com a trança. Sua mão vai ficar cheeeia de chocolate mas tá tudo bem, é assim mesmo. Repita o processo com toda a massa.

  7. Acomode seus pães já moldados em uma assadeira e cubra com um pano seco. Deixe descansar novamente, agora por 30 minutos.

  8. Nos 10 minutos finais, pré aqueça o forno a 180 graus. Bata o ovo restante com 1 colher de sopa de água e pincele os pães. OBS: se ainda sobrar chocolate, pode colocar algumas gotinhas por cima.

  9. Asse por 25 minutos ou até que fiquem bem douradinhos!

Dica: se sobrar pão depois, não deixe de fazer torradinhas com ele. Fica divino!

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.