Rio Gastronomia chega a sua nona edição em agosto

Considerado um dos maiores eventos de gastronomia voltados para o consumidor final do Brasil, o Rio Gastronomia chega a sua nona edição, mais uma vez no Píer Mauá. Após oito edições, com público de mais de 50 mil pessoas em 2018, o evento – que acontece nos dias 16 a 18 e 22 a 25 de agosto – promete casa cheia novamente.

Filiais dos restaurantes mais badalados do momento, food trucks e bares da cidade; degustações com grandes nomes da culinária; aulas, bate papos e workshops com chefs nacionais e internacionais, e profissionais de destaque no setor; além de pockets shows, feira de cachaças e de produtores do estado serão as grandes atrações do festival.

Organizado pelo jornal O GLOBO, o festival traz o conceito “Comer é a Maior Diversão”, oferecendo uma experiência completa de gastronomia para o público no centro de entretenimento mais bombado da cidade do Rio de Janeiro, a região da Praça Mauá.

Aulas e workshops com chefs renomados

Um dos principais chamarizes do Rio Gastronomia são as aulas, workshops e palestras com chefs nacionais e internacionais, nomes de referência na gastronomia que prometem deliciosas experiências aos visitantes. Distribuído em dois auditórios, Senac e Santander, um time de craques como Nicola Fedeli (Fasano Al Mare), Thomas Troisgros (Olympe), Alberto Landgraf (Oteque), Nathalie Passos (Naturalie Bistrô), Nello Cassese (Cipriani), Didier Labbé (Didier) e muito mais marcam presença.

Em uma parceria com o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro, o México participa pela primeira vez do Rio Gastronomia com a presença do chef Ricardo Muñoz Zurita. Em união ao Consulado Geral do Peru no Rio de Janeiro, o chef Javier Ampuero também é um dos conceituados convidados para mostrar a cozinha de seu país.

No auditório Senac, o público encontra, entre as diversas atividades oferecidas, um bate-papo com o chef Thiago Castanho com o tema “Amazônia em Ação”; experiência sensorial das diversas harmonizações do café com a consultora Ana Argenta; aula para aprender a colorir nhoque comandada por Helena Murucci, do Tutto Nhoque; palestra sobre a alta gastronomia vegana com Jorge Kroff, do Rituaali Clínica & Spa; entre tantas outras.

Já no auditório Santander, mais intimista, os visitantes contam com um workshop de como fotografar com o celular comandado pelo mestre da fotografia gastronômica Tómas Rangel; aula sobre o pudim de leite perfeito com Fred Barroso, do Le Vin Bistrô; palestra da sommelière Andréia Milan e da enóloga Juciane Casagrande sobre o olhar feminino para os espumantes; aula sobre ceviche e a pesca consciente com Bruno Katz, e muito mais. As inscrições para participação das atividades nos auditórios serão realizadas presencialmente no evento com uma hora de antecedência.

No Espaço Mesa Brasil Sesc e no Cozinha Mão na Massa Senac os chefs comandam aulas práticas onde o público cozinha. Para todas as atrações, é preciso fazer a inscrição presencialmente no evento.

Novidade: Papo de Cozinha

A edição 2019 tem uma novidade que vai agradar ao público. O espaço Papo de Cozinha propõe bate-papos mais informais e acontecerão na área comum do evento, sem necessidade de inscrição prévia. É a oportunidade de o público ficar mais próximo – e aprender alguns segredos – dos especialistas e trocar experiências sobre o universo da gastronomia.

Renata Araújo, editora do site You Must Go, por exemplo, vai falar de como fazer bonito no Instagram. Já o chef João Diamante, do Espaço na Minha Casa, bate um papo sobre o poder de transformação da gastronomia. Quem encerra as conversas é Zazá Piereck, do Zazá Bistrô, que vai ensinar a fazer três receitas de chás detox.

Gastronomia carioca a preços populares

Um dos pontos altos do evento é proporcionar aos visitantes a oportunidade de degustar pratos de grandes nomes da culinária do Brasil e do mundo a preços mais acessíveis. Dezoito restaurantes oferecerão versões pockets de seus cardápios, além do prato Rio Gastronomia, oferecido especialmente no evento, pelo preço de R$ 20.

Alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade como Barsa; Mamma Jamma; Naga; Aconchego Carioca; Lasai; Ateliêr Benoliel; Talho Capixada; Teva Vegetal; Gero; Trattoria; Grupo Irajá com itens selecionados dos restaurantes Irajá, Formidable, Cozinha Artagão, Azur e Al Fresco; além do japonês Ko Ba Izakaya, que estreia no evento; entre outros, estão na lista de estabelecimentos participantes do Rio Gastronomia. O quiosque de comida saudável e vegetariana So.Ga Beach, vencedor da edição 2019 do Sabores da Orla, também entra na programação.

E na grande área de convivência ao ar livre do Píer Mauá estarão 14 food trucks e seis bikes queridinhos do público, entre eles os estreantes Curadoria e Tutto Nhoque, e os veteranos Ceviche da Fabi e Cogu.

Feira de cachaças para os amantes da ‘branquinha’

Para os apreciadores da aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil, a Feira de Cachaças vai contar com alguns dos melhores produtores, alambiques e rótulos do estado. Serão 10 famosos nomes de branquinhas ou amarelinhas artesanais: Alambique Engenho Douro – Paraty, Cachaça Barra Velha, Cachaça Coqueiro, Cachaça da Quinta, Cachaça Magnífica, Cachaça Tellura, Cachaça Werneck, Fazenda Soledade, Engenho São Miguel e Maxibrisa.

Feira de sabores prestigia produtores locais

Tradição no Rio Gastronomia, a Feira de Sabores é um espaço onde o público pode degustar e comprar o que há de melhor em produção no estado. Essa é uma das minhas partes preferidas do evento, saio sempre carregada de comprinhas! Ao todo são 20 estandes com queijos, geleias, mel, conservas doces e salgadas, além de embutidos de localidades como Nova Friburgo, Paty do Alferes, Petrópolis, Santa Maria Madalena, Secretário e Cachoeiras de Macacu.

No local, pequenos produtores oferecem também provinhas que fazem sucesso entre os visitantes. Capril De Ville, Doces Falcão, Queijaria Fazenda Boa Fé, Senhora Farofa, Café Iranita, Doçuras da Sueli, Arte em Conserva, Barão de Itaipava, Apiário Mel do Horto, Delícias Gourmet, entre outros secos e molhados gourmet estarão na feira de produtores.

Rio Coquetelaria

Após o sucesso do ano passado, o Amázzoni Gin, apoiadora do Rio Gastronomia, volta a realizar a ação Rio Coquetelaria no evento com muitas novidades. Para os apreciadores de drinks, a marca vai reunir 18 barmen dos mais importantes bares da cidade se revezando atrás do balcão. Serão seis ciclos de profissionais para animar os sete dias de evento com drinques exclusivos e gratuitos.

A marca fará o lançamento de um produto exclusivo para o mercado carioca, o gin Amázzoni Rio Negro. Além de estar presente na carta de drinks, o Rio Negro será apresentado em uma palestra exclusiva no dia 16 de agosto, às 20h, no auditório Santander, com a presença dos fundadores da marca, Arturo Isola e Alexandre Mazza, que contarão mais sobre o produto seguido de uma degustação comandada pelas mixologistas Adriana Pino e Jessica Sanchez.

Atrações musicais

Para completar a programação, apresentações musicais ao vivo de diferentes estilos embalam o público e encerram cada dia de evento no Palco Sesc. Na abertura, dia 16 de agosto, às 22h, Alceu Valença mostra o melhor de seu repertório de xotes, forrós e baiões. Já o sambista Arlindinho montará uma grande roda de samba no dia 18 de agosto, às 19h30. Encerrando o dia 22 de agosto, o cantor e compositor Jorge Aragão apresentará seus sucessos às 22h. Os shows de Sandra de Sá, dia 23 de agosto, às 22h, e a apresentação da Festa PLOC, dia 24 de agosto, às 20h30, finalizam a agenda musical do evento.

Foto: Fabio Cordeiro

Lista completa de restaurantes, bares e food trucks

Restaurantes e Bares – Lista completa
Naga / K? B? Izakaya / Teva Vegetal / Gero, Fasano, Marea / Talho Capixaba / Barsa / Gosto da Amazônia / Mamma Jamma / Chez Claude / Lasai / Ateliêr Benoliel / Oia / Nolita / So.Ga Beach / Kalango / Aconchego Carioca / Gruta de Santo Antônio / Heat Firehouse / Grupo Irajá: Irajá, Formidable, Cozinha Artagão, Azur e Al Fresco.

Food Trucks e Food Bikes – Lista completa
Meza Bar / Só Coxinhas / Curadoria / Espírito de Porco / Cogu Truck / El Cozu / Ceviche da Fabi / Vulcano / Costelas / Tasca do Filho D’ Mãe / Tutto Nhoque / Marchezinho / Belisque / Toutsie / Vitale / Brigadeiros Fabiana D’Angelo / Dogaria / Rebolaqueixo Churros / Doces do Eurico / Nomade.

Feira de Sabores – Lista completa
Instituto Maniva / Capril De Ville / Doces Falcão / Arte em Conserva / Alliata / Queijaria Fazenda Boa Fé / Doçuras da Sueli / Rancho Grande / Sitio Humayta / Fazendinha José de Carvalho / Barão de Itaipava / Apiário Mel do Horto / Fumel / Café Iranita / Armazem Sustentável / Alemão da Serra / Senhora Farofa / Cogu / Delícias Gourmet / Amázzoni.

Rio Gastronomia 2019

Data: 16 a 18 e 22 a 25 de agosto de 2019

Horários:
– Quinta-feira – 17h às 24h
– Sexta-feira – 17h às 24h
– Sábado – 12h às 24h
– Domingo – 12h às 22h

Shows:
– Dia 16 (6ª feira): 22h – Alceu Valença
– Dia 18 (domingo): 19h30 – Arlindinho
– Dia 22 (5ª feira): 22h – Jorge Aragão
– Dia 23 (Sexta): 22h – Sandra de Sá
– Dia 24 (sábado): 20h30 – Festa PLOC

Local: Armazéns 3 e 4 – Píer Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá – Rio de Janeiro/RJ

Venda de ingressos: no site ingressocerto.com/riogastronomia

Mais informações: riogastronomia.com
– Facebook: /riogastronomia
– Instagram: @riogastronomia
– Twitter: @riogastronomia



O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.