Dadinhos de Tapioca do restaurante Mocotó

A história é a seguinte: pensa em cubinhos crocantes por fora, salgadinhos, macios e saborosos. Assim são os Dadinhos de Tapioca, uma criação 100% brasileira, que reúne dois ingredientes tipicamente regionais: a mandioca, leite e queijo.

O prato foi criado pela família do chef Rodrigo Oliveira, um dos mais renomados e influentes chefs do Brasil. Sua história na cozinha começou ainda adolescente, trabalhando no boteco de seu pai, José Oliveira, o Mocotó. Nordestinos, mais precisamente de Pernambuco, a família Oliveira ganhava a vida entre panelas fumegantes com os melhores sabores da região. Foi nesse palco que Rodrigo aprendeu muito do que sabe hoje. Foi ali que ele viu nascer tantas receitas. Dentre elas, a do dadinho.

A receita é simples e fácil de fazer. Minha dica é escolher ingredientes da melhor qualidade, pra ter um resultado ainda mais perfeito. Capricha no queijo, na tapioca (usamos aquela em “pérolas” e não a de frigideira) e faça tudo com muito carinho.

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

Dadinhos de Tapioca do Mocotó

Cozinha Brasileira
Porções 6 pessoas
Autor Raquel Arellano

Ingredientes

  • 250 gramas tapioca granulada
  • 300 gramas queijo coalho ralado
  • 500 ml leite quente
  • 8 gramas sal (1/2 colher de chá)
  • 1 pitada pimenta branca moída

Modo de Preparo

  1. Forre uma assadeira retangular, com mais ou menos 35 cm x 25 cm, com plástico filme e reserve. Em uma tigela grande, misture a tapioca e o queijo ralado. Junte à mistura o leite bem quente, mexendo bem, para que não forme grumos.

  2. Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura firmar. A tapioca hidrata e vai virando uma massaroca pesada.

  3. Despeje a massa na assadeira forrada e cubra com plástico filme.

  4. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3h.

  5. Desenforme a massa dos dadinhos e corte em cubos.

  6. Se for fritar, esquente bem o óleo e frite até que doure. Se fizer na airfryer, 15 minutos são suficientes, a 200 graus. Se fizer no forno, mesmo esquema, mas deixe em 180 graus.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.