Confira todas as informações para curtir o Rio Gastronomia 2018

Considerado um dos mais importantes eventos de gastronomia do Brasil,  o Rio Gastronomia chega a sua 8ª edição, acontecendo mais uma vez no Pier Mauá, nos dias 17 a 19 e 23 a 26 de agosto. Com a expectativa de repetir o sucesso do ano passado, com um público de cerca de 50 mil pessoas, o evento reunirá aulas, bate-papos e degustações com grandes estrelas da gastronomia; chefs nacionais e internacionais e profissionais de destaque do setor, filiais de alguns dos melhores restaurantes, food trucks e bares da cidade com seus pratos e petiscos famosos; além de produtores do estado, feira de cachaças e pocket shows com grandes nomes da música brasileira.

Veja mais: Rio Gastronomia 2017 & Rio Gastronomia 2016

A edição de 2018 traz o conceito “Momentos À La Carte”, oferecendo ao público a experiência de diferentes momentos gastronômicos como amor, viagem, cozinha, feira e rua. A abertura acontece no dia 16 de agosto, com a tradicional festa de premiação que elege os melhores restaurantes da cidade. Mais de 200 estabelecimentos foram avaliados ao longo do ano por um time de especialistas e receberam cotações de 1 a 5 “garfinhos”. Aqueles com cotação máxima levarão para casa um troféu durante a festa, e todos os restaurantes avaliados vão estar na publicação especial Guia Rio Show de Gastronomia, encartado no jornal O Globo, no dia 17 de agosto.

Confira todas as informações para curtir o Rio Gastronomia 2018

Aulas, bate-papos e workshops com chefs e profissionais renomados

Distribuída em dois auditórios: Senac e Santander, a programação de aulas, bate-papos e workshops promete saborosas experiências com um time de estrelas e grandes profissionais do segmento. Claude e Thomas Troisgros (CT, Olympe), Felipe Bronze (Oro), Elia Schramm (Oia), Esteban Mateu (Térèze), o casal Nathalie Passos (Naturalie Bistrô) e Alberto Landgraf (Oteque), o chef baiano Fabricio Lemos, que comanda o Origem, em Salvador; Pedro de Artagão (Irajá, Cozinha Artagão), Samantha Aquim (Chocolate Q), Nello Cassese (Cipriani), Kátia Barbosa (Aconchego Carioca), Emerson Pedrosa (Kalango), Ricardo e Claude Lapayere (Laguiole), Damien Montecer (Hotel Emiliano), João Diamante, chef do Fazenda Culinária, restaurante do Museu do Amanhã; Ludmila Soeiro (Zuka), Bruno Katz (Nosso), Ronaldo Canha (Quadrucci), Alexandre Henriques, do Gruta de Santo Antônio, de Niterói; Felipe Appia (Nolita), e muitos outros compõem o time de profissionais participantes.

Chefs internacionais premiados e de referência na gastronomia também marcam presença: Leonor Espinosa, do restaurante Leo, em Bogotá, eleita a melhor chef feminina da América Latina no “Latin America´s 50 Best” no final do ano passado; o chileno Rodolfo Guzmán, do Boragó, em Lima, cozinheiro responsável pelo 42º melhor restaurante da América Latina, também na lista do “50 Best”; e o português Tiago Bonito, que conquistou no ano passado a primeira estrela Michelin da carreira à frente do restaurante Largo do Paço.

No auditório Senac, o público encontra, entre as várias atividades oferecidas, uma aula de Comes e Bebes com Vik Muniz e Cello Camolese, donos do Casa Camolese; palestra de Thomas Troisgros, abordando a tradição da família Troisgros na gastronomia; aula com sabores gregos comandada por Elia Schramm; cozinha latina moderna com  Esteban Mateu; Pedro de Artagão, apresentando comidas para se comer com as mãos, entre tantas outras.

Já o auditório Santander, mais intimista, traz um workshop com degustação sobre sucos prensados com Luciana Teubner; a sommelier Cecília Aldaz, do Oro, apresentando cavas espanholas; aula com prova sobre a harmonização do bacalhau com vinho branco ou tinto, comandada por Alexandre Henriques, da Gruta de Santo Antônio; workshop com prova de fermentados comandado por Bruno Katz, do Nosso Gastrobar; aula, com degustação, sobre caviar italiano comandada por Danio Braga, e muito mais.

Diferente do que aconteceu em outras edições, as inscrições serão realizadas presencialmente nos dias de evento, uma hora antes do início de cada atividade.

Restaurantes, bares e Trucks badalados da cidade com cardápios e preços especiais

Se você tá indo pra experimentar tudo que couber no estômago, dá só uma olhada na listinha de participantes! Nomes como SOHO, Puro, Ella Pizzaria, Venga, Gero, Irajá, Lasai, Gula Gula, CT, de Claude Troisgros; Meza Bar, Belmond, restaurante do Copacabana Palace; além de Capim Santo, Empório Jardim, Xian, Rubaiyat e o português Gruta de Santo Antônio, de Niterói, que estreiam no evento. Os estabelecimentos vão oferecer versões pockets de seus cardápios, além do Prato Rio Gastronomia que tem um preço fixo de R$ 20,00.

Os botecos e os quiosques de praia, característicos da gastronomia carioca, também estão na programação do evento com o melhor representante de cada categoria. O Boteco do Teixeira, vencedor do segundo lugar do concurso Comida di Buteco 2018, estará no Rio Gastronomia no primeiro final de semana, de 17 a 19/08. Já o quiosque Coisa de Carioca, vencedor do concurso Sabores da Orla, chega ao evento no segundo final de semana, de 23 a 26/08.

Não pensem que acabou. Na área externa do Píer Mauá estarão estacionados alguns dos food trucks e food bikes queridinhos do Rio, entre eles, Papa Jack, Frites, Carango, El Cozu, Belga, Cogu, Vulcano, Espírito de Porco, Koni, Casa das Natas, Ceviche da Fabi, Seu Vidal, Aconchego, Brigadeiros Fabiana D’Angelo, Carolinas, Golden Brownies, entre outros.

Produtores do Estado

Talvez essa seja uma das minhas atrações favoritas. No espaço conhecido como “Feira de Sabores”, o público poderá degustar e comprar queijos, geleias, conservas doces e salgadas, mel e embutidos diretamente de produtores do Estado, de localidades como Secretário, Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Paty do Alferes, Petrópolis e Cachoeiras de Macacu. Ao todo são 20 estandes de produtores, entre eles, Capril de Ville, Doces Falcão, Delícias Gourmet, Queijaria Fazenda Boa Fé, Doçuras da Suely, Arte em Conserva, Salsicharia Santana, Amázzoni Gin, Apiário Mel do Horto, Barão Itaipava, Fumel, e muito mais.

Feira de cachaças

Pra quem curte uma cachacinha, o evento repete o sucesso da edição passada e traz uma feira com os melhores produtores e rótulos do Estado para o público degustar e comprar. Serão dez produtores participantes: Cachaça Werneck, Coqueiro, Cachaça da Quinta, Engenho São Miguel, Fazenda Soledade, Reserva do Nosco, Alambique Engenho Douro, Cachaça Magnífica, Barra Velha e Tellura.

Música: shows de diferentes estilos

Para completar a programação, apresentações musicais para todos os gostos, que vão da animação dos blocos de carnaval ao rock nacional, encerram a programação a cada dia no Palco Sesc RJ. O bloco Fogo e Paixão se apresenta no dia 17 de agosto, abrindo o palco do Rio Gastronomia. Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho (18/08), Fróes (19/08), Toni Garrido (24/08), Roda de Samba do Galocantô com Marcelle Motta (25/08) e Elba Ramalho (26/08), que fecha o evento em grande estilo, completam a agenda musical.

Rio Coquetelaria no Rio Gastronomia

Para os apreciadores de drinks, a Amázzoni Gin, apoiadora do evento, vai realizar a ação “Rio Coquetelaria no Rio Gastronomia”. Ao longo dos sete dias de evento, a marca vai trazer para o seu espaço 22 bartenders cariocas responsáveis pelos drinks mais conhecidos da cidade. A cada dia, em horários específicos, três profissionais (no último dia serão quatro) assumem as coqueteleiras para apresentarem drinks originais e concebidos exclusivamente para o evento. O público poderá degustá-los gratuitamente. Roberto Torres (Stuzzi), Laura Paravato (Hoc), Pedro Poggio (Belli Belli), Jessica Sanchez e Ismenia De Oliveira (Vizinho), Mariana Burity (Oteque), Alex Miranda e Lelo Forti (Mixxing) e Thiago Teixeira (Balcão Clandestino) são alguns dos profissionais que vão passar pelo espaço. *Confira a lista completa de bartenders, com dia e horário ao final do release. 

Doação de Alimentos

Em uma parceria com o Mesa Brasil Sesc, a 8ª edição do Rio Gastronomia doará alimentos para as mais de 300 instituições beneficiadas pelo programa através da contribuição do público. Podem ser doados qualquer tipo de alimento não perecível.

Criado há 18 anos, o Mesa Brasil Sesc no estado do Rio de Janeiro recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo, ainda que eventualmente com baixo valor comercial, e os distribui a instituições de assistência social previamente cadastradas. Além das doações, as entidades também recebem mensalmente ações educativas com o objetivo de ensinar o aproveitamento integral de alimentos, como a utilização de cascas, sementes e talos, na elaboração de receitas nutritivas e saborosas.

 

Restaurantes e Bares – Lista completa

SOHO/ Puro / Ella / Venga / Rubaiyat / Gero / Irajá / Gruta de Santo Antônio (Niterói) / Empório Jardim / Xian / Capim Santo / Lasai / Gula Gula / CT / Boteco do Teixeira (17 a 19/8) / Quiosque Coisa de Carioca (23 a 26/8) / Belmond Copacabana Palace

Food Trucks e Food Bikes – Lista completa

Papa Jack / Frites/ Carango / El Cozu / Belga / Cogu / Vulcano / Espírito de Porco / Koni / Casa das Natas / Ceviche da Fabi / BARSA / SEU VIDAL / Aconchego / Tasca do Filho D´Mãe / Dogaria NY / Brigadeiros Fabiana D’Angelo / Carolinas / Rebolaqueixo Churros / Golden Brownies / Coco Legal / Toutsie/ Amázzoni Gin / Meza Bar.

Feira de Sabores – Lista completa

Capril de Ville / Doces Falcão / Delícias Gourmet / Queijaria Fazenda Boa Fé / Doçuras da Suely / Arte em Conserva / Salsicharia Santana / Rancho Grande – Patrícia / Fumel / A farofeira / Fazendinha José de Carvalho / Cogu / Sítio Humaytá / Apiário Mel do Horto / Café Iranita / Aliatta / Armazém Sustentável / Maria Luiza (laticínio Sagrada Família) / Barão Itaipava

Rio Coquetelaria no Rio Gastronomia (Amázzoni Gin)

17/08 – De 19h às 21h

Roberto Torres (Stuzzi), Laura Paravato (Hoc), Pedro Poggio (Belli Belli)

18/08 – De 18h às 20h

Jessica Sanchez & Ismenia De Oliveira (Vizinho), Mariana Burity (Oteque)

19/08 – De 17h às 19h

Alex Miranda & Lelo Forti (Mixxing), Thiago Teixeira (Balcão Clandestino)

23/08 – De 19h às 21h

Thiago Politi & Rausley Cler (Casa Camolese), Felipe Costa (Nolita Bar)

24/08 – De 19h às 21h

Roger Bastos (Yoo2), Marcelo Emidio (Grupo 14zero3), Juninho (Mr Lam)

25/08 – De 18h às 20h

Jonny Araujo (Maguje), Zan Andrade (El Born), Rodrigo Mello (Belmond Copacabana Palace)

26/08 – De 17h às 19h

Igor Renovatto & Daniel Estavan (Garoa), Moein Gholamalian & Mariana Canto (Meza Bar)

 

SERVIÇO

Rio Gastronomia 2018

Data: 17 a 19 e 23 a 26 de agosto de 2018

Horários:

Quinta-feira – 17h às 23h

Sexta-feira – 17h à 00h

Sábado – 12h à 00h

Domingo – 12h às 22h

Local:

Armazéns 3 e 4 – Píer Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro

Venda de Ingressos:

A partir do dia 16/07 pelo site ingressocerto.com/riogastronomia

Valores:

– Dia de semana (quinta e sexta): R$ 25,00

– Combo antecipado dia de semana: R$ 70,00 (4 ingressos para o mesmo dia)

– Final de semana (sábado e domingo): R$ 35,00

– Combo antecipado final de semana: R$ 110,00 (4 ingressos para o mesmo dia)

*Crianças até 10 anos não pagam

Descontos:

*Assinantes O Globo:

Ganham 1 ingresso na compra de outro para um dia de evento. O assinante deve acessar ingressocerto.com/riogastronomia, selecionar 1 combo com 2 ingressos na opção “Assinante O Globo ou Valor Econômico” e inserir o CPF do titular da assinatura para validar o desconto. Baixando o aplicativo do Clube O Globo e apresentando a sua carteirinha no dia do evento, o assinante ainda pode aproveitar outras exclusividades.

*Assinantes do Valor Econômico:

Ganham 1 ingresso na compra de outro para um dia de evento. O assinante deve acessar ingressocerto.com/riogastronomia, selecionar 1 combo com 2 ingressos na opção “Assinante O Globo ou Valor Econômico” e inserir o CPF do titular da assinatura para validar o desconto.

*Assinantes Editora Globo:

Ganham 1 ingresso na compra de outro para um dia de evento. O assinante deve acessar o site ingressocerto.com/riogastronomia, selecionar dois ingressos na opção “Assinante Editora Globo” e inserir o código promocional enviado por e-mail para validar o desconto.

*Clientes Santander:

Clientes Santander que usarem cartão Mastercard na compra antecipada (online) ou na bilheteria ganham 30% de desconto em até dois ingressos.

*KM de Vantagens:

Participantes do programa KM de Vantagens ganham 30% de desconto na compra antecipada (online) ou na bilheteria de até quatro ingressos. Para ganhar o benefício na bilheteria, o cliente participante do programa precisa apresentar o código resgatado no site do Km de Vantagens.

*Associados/Alunos Sesc Senac:

Alunos Senac:

Aluno Senac ganha 50% de desconto na compra antecipada (online) ou na bilheteria, de até quatro ingressos. Para ganhar o benefício na bilheteria, o cliente participante do programa precisa apresentar o código promocional enviado por e-mail para validar o desconto.

Colaboradores Sesc e Senac:

Colaboradores Sesc e Senac ganham 30% de desconto na compra antecipada (online) ou na bilheteria, de até quatro ingressos. Para ganhar o benefício na bilheteria, o cliente participante do programa precisa apresentar o código promocional enviado por e-mail para validar o desconto.

Associado Sesc:

Associado Sesc ganha 30% de desconto na compra antecipada (online) ou na bilheteria, de até quatro ingressos. Para ganhar o benefício na bilheteria, o cliente participante do programa precisa apresentar o código promocional enviado por e-mail para validar o desconto.

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.