10 filmes e séries de gastronomia para assistir

Eu prometi, no começo do ano, que seria uma pessoa menos viciada em séries e filmes. Mas o que posso fazer se tem tanta coisa legal ao nosso alcance? Muita gente me pede dica do que assistir, devido ao meu pequeno vício. Pensando nisso, fiz uma seleção de 10 filmes e séries de gastronomia para assistir ainda hoje.

Alguns títulos estão disponíveis na Netflix, outros dá pra catar em torrent da vida, algumas até são exibidas em canais de TV por assinatura.

10 filmes e séries de gastronomia para assistir

.

[1] Chef’s Table

Chef’s Table é uma série exclusiva da Netflix, trazendo episódios de quase 1h, com nomes incríveis da gastronomia mundial. A série já está em sua 4ª temporada, sendo a mais recente especializada em confeitaria. A fotografia é um ponto alto do programa. A sensibilidade da edição, que mescla tão bem pratos com a história de cada um. Em alguns episódios, fui às lágrimas. É poético, sabe?


[2] Ugly Delicious

Dividida em 8 episódios, comandada pelo chef David Chang, Ugly Delicious não é uma série sobre “comidas feias” mas um passeio por pratos populares no mundo, que foram se transformando de acordo com características culturais de onde são preparados. Cada episódio é dedicado a um prato. David e sua equipe não poupam esforços para apresentar ao espectador a trajetória desse determinado prato ao longo dos anos. As versões, os debates tradicional x remix, é muito interessante.

[3] Anthony Bourdain – Sem Reservas

Faz alguns meses que comecei a montar esse post e eu nunca imaginaria que escreveria sobre Anthony Bourdain – Sem Reservas de forma póstuma. Exibido no Travel Channel entre 2005 e 2012, o programa foi comandado pelo eterno Anthony Bourdain, que em cada episódio visitava uma cidade, mostrando um pouco da cultura da localidade, sob um aspecto gastronômico. Muitos episódios se passam nos Estados Unidos mas ele percorreu o mundo com sua equipe, tendo até mesmo um episódio aqui no Rio de Janeiro.

[4] The Mind of a Chef

Também produzida (e narrada) por Anthony Bourdain <3, The Mind of a Chef nos apresenta a mente de alguns chefs badalados ao longo das 6 temporadas (sendo a 6ª lançada com exclusividade numa plataforma do Facebook). Em cada temporada, a gente conhece a história deles. Os episódios são curtinhos, uma delícia de assistir. Muito bacana pra quem tem o sonho de ser cozinheiro profissional.

[5] Cooked

Se você gosta muito de comida, de mergulhar sobre o assunto, com certeza conhece Michael Pollan. Ele é uma das vozes mais potentes na atualidade no que concerne à alimentação enquanto ato político. Cooked é uma série distribuída em 4 episódios, uma adaptação da obra literária de mesmo nome. Assim como no livro, a série trabalha os 4 elementos da natureza (fogo, ar, terra e água) para mostrar a relação da humanidade com a alimentação. É simplesmente incrível, conteúdo obrigatório pra quem gosta do assunto.

[6] Cowspiracy

Há uns dois anos, assisti a Cowspiracy e por um triz quase me tornei vegetariana. Mas antes que vocês pensem que esse documentário é sobre vegetarianismo, trata-se de uma análise da agropecuária enquanto negócio que movimenta milhões de dólares e seus impactos negativos para o planeta. Mas, mais do que isso, Cowspiracy toca num ponto importante: por que alguns grandes grupos ambientalistas simplesmente “ignoram” essa questão?

[7] Midnight Diner: Tokyo Stories

Por indicação de uma amiga, comecei a assistir Midnight Diner: Tokyo Stories. Como o nome já diz, a série se passa no Japão, claro. Em cada episódio, passeamos por histórias que giram ao redor da comida. Aquela coisa de “comida com alma”, né? E gente, que vibe maravilhosa! O food styling, a trilha sonora, é tudo tão lindo! Sem falar que é uma viagem cultural por um país que conhecemos tão pouco, senão de forma bem caricata.

[8] Jiro Dreams of Sushi

Faz alguns anos que assisti a esse filme e não mudo uma vírgula a respeito das minhas impressões. É simplesmente fantástico! A fotografia e a edição fazem com que o telespectador fique ainda mais encantado tanto com o trabalho primoroso de Jiro Ono, atualmente com 92 anos, dono de único restaurante 3 estrelas Michelin do Japão, Sukiyabashi Jiro.

Mas vocês devem estar pensando (ainda): por que eu assistiria a um filme sobre sushi? Porque não é somente sobre peixes e gastronomia mas sobre a história incrível desse homem e da relação que mantém com seu filho (que atualmente administra uma filial, 2 estrelas Michelin).

[9] Somm: Into The Bottle

Essa é a 2ª parte de um documentário lançado em 2012 (“Somm” – onde 4 participantes mostravam toda a trajetória de estudos e dedicação para se tornarem mestres sommeliers). Nessa continuação, o ambiente é mais leve, narrado alguns anos depois. Os mesmos participantes se reencontram, porém ampliando o espectro do assunto. Aqui, a gente entende mais sobre a cadeia do vinho, desde a produção à degustação pelo consumidor. É bem mais interessante que o primeiro filme, vale a pena pra quem quer saber mais sobre vinhos.

[10] Um Ano em Champagne

Seguindo a linha do filme anterior, aqui temos um documentário que mostra (quase) tudo aquilo que a gente sempre quis saber sobre uma das bebidas mais desejadas do mundo, o verdadeiro champagne. Produtores, especialistas, apaixonados pelo vinho compartilham suas experiências. Confesso que não esperava muito desse filme e no final quis voar num balão tomando a minha tacinha bem geladinha de “champã”.

.

Se você tem alguma sugestão pra compartilhar, deixa aqui nos comentários ou manda pra gente por email. E se você assistir a algumas das nossas indicações, compartilhe nas redes sociais!

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.