Vocês devem estar se perguntando por que motivo estou compartilhando uma receita com nome estrangeiro aqui no blog, esse tal de carrot cake. Por que não colocar “bolo de cenoura”, Raquel? Porque pra nós brasileiros, bolo de cenoura é aquele amarelinho, que a gente faz com a cenoura batida no liquidificador, com cobertura de chocolate por cima. O carrot cake também é um bolo de cenoura, mas uma receita completamente diferente.
Muito comum nos Estados Unidos, esse é um bolo perfumado, úmido e saborosíssimo. A combinação óleo + açúcar mascavo + iogurte deixam o bolo extremamente macio e molhadinho. As especiarias dão um toque especial e a cobertura… bem, a cobertura é algo assim, de outro mundo. Esse bolo entrou pra minha lista de favoritos e acredito que entrará na sua também.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookCarrot Cake
Levemente adaptada do Sally’s Baking Addiction
Rendimento: 12 fatias
Ingredientes
Essa receita traz as quantidades utilizando copos & colheres medidores bem como o peso de cada um. Sugiro seguir as quantidades pesando na balaça, pra ser mais exato. Caso não tenha, seguir as medidas com os medidores disponíveis em casa.
Para o bolo
- 1 xícara (200 gramas) de açúcar mascavo, prensado na xícara
- 3/4 xícara (180 ml) de óleo vegetal
- 1/4 xícara (60 gramas) iogurte integral (ou grego)
- 3 ovos grandes
- 2 colher de chá de extrato de baunilha
- 2 xícaras (250 gramas) de farinha de trigo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 1/4 colher de chá de noz moscada moída
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 xícaras (260 gramas) cenoura ralada crua
- 3/4 xícara de nozes
Para a cobertura
- 220 gramas de cream cheese, amolecido em temperatura ambiente
- 1/2 xícara (115 gramas) de manteiga sem sal, amolecida em temperatura ambiente
- 2 a 2 e 1/2 xícaras (240 – 300 gramas) de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- 1/8 colher de chá de sal
Modo de Preparo
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 22 cm de diâmetro. Não recomendo fazer esse bolo em forma redonda com furo no meio nem retangular muito grande pois o bolo pode solar.
Para fazer o bolo:
- Na batedeira (ou em uma tigela grande com o auxílio de um batedor de arame), misture o açúcar mascavo com o óleo. Acrescente o iogurte e bata em velocidade média por 1 minuto.
- Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada acréscimo. Junte o extrato de baunilha e bata por 1 minuto. Reserve
- Em outra tigela, junte os secos: farinha de trigo, bicarbonato de sódio, canela, noz moscada e sal. Com uma espátula, junte os secos ao creme reservado, misturando delicadamente e dissolvendo bolinhas de farinha que acabam se formando. Não é pra bater demais, pois não queremos ativar o glúten antes da hora.
- Acrescente a cenoura ralada e as nozes picadas. Despeje a massa na forma e asse por 30 a 40 minutos, dependendo do seu forno. Não queremos um bolo seco portanto é importante fazer o teste do palito. Saiu sequinho? Tá pronto.
- Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
Para a cobertura:
- Misture o cream cheese com a manteiga na batedeira por 2 a 3 minutos, até obter um creme macio e homogêneo. Acrescente o açúcar de confeiteiro e bata até misturar os ingredientes. Por mim, acrescente o extrato de baunilha e caso deseje uma cobertura mais firme, é só colocar mais açúcar.
- Espalhe a cobertura sobre o bolo desenformado e finalize com nozes picadas por cima.
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
4 Comentário
Nely Lyra
Adorei! Vou experimentar!!! 🙂
Raquel Arellano
Depois conta aqui! 😀
Vitoria Pinha
eu PRECISAVA dessa receita na minha vida!
Raquel Arellano
EBAAAA! o/